Administração Rural e Tecnologia: Dicas para inovar a gestão

Publicado em 20/07/2020 | Atualizado em 31/03/2021

Não é novidade que o mundo avançou muito na tecnologia, mudamos o jeito de pagar contas, ir ao cinema e comprar coisas. E com a administração rural não poderia ser diferente.

No agronegócio mudamos o jeito de organizar a fazenda. A geração de relatórios no papel não existe mais, tudo tem que ficar armazenado no computador, na nuvem.

O que isso significa quando o assunto é administração rural?

Significa que, atualmente, as fazendas que não se modernizarem com ferramentas e softwares tecnológicos estão perdendo tempo na otimização de inúmeros processos.

Administração Rural

A geração de relatórios em tempo real já pode ser realizada, sendo muito útil na atuação de melhorias instantâneas e muito eficientes quando o assunto é administração rural.

 

Tecnologias aplicadas nas fazendas

A telemetria existente nas máquinas possibilita que sejam levantados dados durante a operação em campo, os quais podem ser otimizados e corrigidos em tempo real.

As máquinas agrícolas possuem inúmeros sensores que nos informam rotação utilizada durante a operação, paradas por quebras de peças, paradas por falta de insumos no plantio e etc.

Todas estas informações podem auxiliar os gestores a planejarem melhor as operações.

Os mapas provenientes de análises de solo, produtividade, sensores utilizados para levantamento de dados permitem que os gestores tomem decisões otimizadas.

Com os mapas em mãos é possível checar onde cada nutriente será colocado no local e momento certo e na dose correta.

Ferramentas de agricultura de precisão podem auxiliar na administração rural, fornecendo subsídios técnicos para planejamentos e reduções de custos durante as operações da propriedade.

 

Como aplicar tecnologias para otimizar sua administração rural

A gestão da fazenda não é tão simples de ser realizada, exigindo conhecimentos técnicos e práticos para que funcione bem.

Atualmente, temos máquinas cada vez mais tecnológicas e que geram inúmeros dados, de acordo com sua maneira de operação.

Os custos agrícolas também são essenciais para a correta gestão da fazenda, bem como o entendimento desses, isto é, se estamos gerando lucro ou trabalhando apenas para pagar as contas.

Máquinas Agrícolas com Tecnologia

A fazenda é uma empresa agrícola e deve ser administrada como tal.

Uma boa administração rural deve englobar fatores como: notas fiscais, parte financeira de entradas e saídas, custos agrícolas por talhão (e por hectare), controle de estoque, além de criar relatório para avaliação se as metas e os objetivos foram atingidos no período determinado.

Planilhas eletrônicas como excel, também são muito utilizadas atualmente em diversas fazendas, porém exigem um pouco mais de conhecimento aprofundado do usuário para geração de relatórios e análises dos parâmetros inseridos.

Aqueles que querem dar um passo além e otimizar seu tempo na gestão da fazenda, armazenar os dados centralizados em um único programa, podem optar por softwares já existentes e criados para quem vivencia a rotina do agronegócio.

 

Software CHBAGRO

O software CHBAGRO foi pensado para o homem do campo, sendo utilizado atualmente em mais de 600 fazendas no Brasil.

Dentro da plataforma é simples inserir os dados de todas as operações realizadas no campo, envolvendo plantio, senso varietal, custos agrícolas, tratos culturais, controle de manutenção da frota, custos envolvidos em cada equipamento, carro ou caminhão da frota, controle de lubrificação, entre diversos outros.

O CHBAGRO envia relatórios automáticos, indicando quais máquinas necessitam de manutenções e reparos, sendo mais organizado e eficiente que a conferência dos funcionários em planilhas ou papeis, geralmente, empilhados no escritório da fazenda.

Software Agrícola

Softwares de gestão permitem que a administração rural seja realizada por um número menor de funcionários e de maneira mais eficiente.

Como as informações podem ser acessadas por todos que tenham um link de acesso, analisar o que ocorre na fazenda a distância, economiza tempo e dinheiro, muitas vezes gastos em viagens até a propriedade.

Muitas tecnologias já existem e devem estar cada dia mais presentes nas propriedades rurais, sendo muito indicadas àqueles que querem estar a par do que ocorre dentro da porteira de suas áreas de qualquer lugar do globo.

 

Trace metas e objetivos da fazenda utilizando tecnologia

Não adianta possuir inúmeras ferramentas tecnológicas, agricultura de precisão, drones e afins, se não possuir uma gestão eficiente da propriedade.

Fazendo uma analogia com nossas finanças pessoais, quem nunca ultrapassou os limites do cartão ou comprou algo sem o devido planejamento?

Esse planejamento é essencial, principalmente, no que diz respeito às nossas fazendas!  

No Brasil, boa parte das fazendas não utiliza softwares de gestão para coleta dos dados.

Imaginem quantas informações de produtos comprados, insumos utilizados, manutenções realizadas, custos gastos por talhão, não são esquecidos ou deixados de ser contabilizados.

Se não possuirmos dados para analisar, fica muito complicado ter uma noção exata de quanto estamos gastando no negócio rural.

A administração rural deve ser realizada com base em dados coletados e analisados corretamente, e uma vez que temos estes dados em mãos, é possível traçar metas e estratégias futuras para nossas propriedades.

Aplicativo Agrícola
Fonte: CHBAGRO

Boa parte da gestão e administração rural deve ser focada em metas e objetivos dos proprietários ou gestores do negócio.

Os relatórios e suas análises ficarão mais simplificados com ferramentas tecnológicas.

Se minha meta futura for redução de combustível, devo selecionar equipamentos que nas minhas áreas foram mais eficientes, e tais fatores só serão passíveis de serem analisados com dados provenientes de ferramentas tecnológicas aplicadas à gestão.

Se a meta e o objetivo for a redução de  custos operacionais, o correto é analisar os custos dos reparos e manutenções dos equipamentos, estes auxiliarão na escolha de custos operacionais menores.

Uma fazenda que possui dados organizados em softwares de gestão, facilita que a sucessão, familiar ou não, seja realizada de maneira mais tranquila, uma vez que os dados, bem como balanços patrimoniais, custos operacionais e todas as atividades, estarão em um local de fácil acesso e simples entendimento.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusão

Atualmente, temos inúmeras ferramentas que auxiliam os produtores a realizarem a administração rural de maneira mais rápida, organizada e eficiente.

Um software de gestão facilita o controle das operações na propriedade, além de fornecer relatórios personalizados para a estruturação de metas e objetivos futuros a serem atingidos.

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas aplicadas ao dia a dia do campo, os gestores de cada setor podem analisar os dados e tomar decisões mais eficientes e assertivas.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Luis Gustavo Mendes
Luis Gustavo Mendes
Sou Engenheiro Agrônomo e Licenciado em Ciências Agrárias pela ESALQ/USP em Piracicaba-SP. Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas, tema "Agricultura de Precisão" na mesma Instituição. Atualmente sou professor e empreendedor.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.