Agricultura 4.0 e o Futuro do Agronegócio

Publicado em 22/09/2020

A transformação digital tem proporcionado mudanças rápidas na sociedade e a Agricultura 4.0 é fundamental para que o agronegócio mantenha o Brasil na liderança dos maiores produtores mundiais de alimentos.

Agricultura 4.0

Todos os dias surgem novas ferramentas digitais que impactam todos os setores e o agronegócio não poderia ficar de fora.

As inovações tecnológicas no campo reduzem os custos e aumentam a produtividade, além de trazerem maior agilidade e segurança alimentar.

Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre esse novo momento no agronegócio brasileiro!

 

Futuro do agro está na Agricultura 4.0 

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cresceu em fevereiro 1,2%, mesma taxa de crescimento do mês anterior. Com isso, no acumulado do 1° bimestre de 2020, a alta foi de 2,42%.

PIB Agricultura

O cenário mostra a evolução crescente do agronegócio, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, também demonstram novos desafios para os produtores rurais.

De acordo com a EMBRAPA, o futuro do agro está na inovação tecnológica, como agricultura digital, integração lavoura pecuária floresta, edição genômica e bioeconomia.

Já não existe mais separação entre os mundos físico e virtual pois novas tecnologias surgem diariamente para facilitar a vida das pessoas.

O conceito de Agricultura 4.0, uma clara referência à Indústria 4.0, está fortemente ligado a essa ideia, está preparada para conectar informações e dados capazes de aumentar os benefícios de todas as inovações tecnológicas já existentes e as que ainda estão por vir.

A agricultura digital permite que o agricultor consiga acompanhar remotamente o desempenho de sua propriedade, esteja ele na sede da fazenda ou não.

Essa tendência ainda irá permitir que o produtor rural personalize a aplicação de recursos financeiros ou agronômicos para cada talhão, o que lhe dará maior controle de custos e aumentará a eficiente de todo o ciclo produtivo.

O CHBAGRO proporciona uma gestão eficiente nesse novo cenário da Agricultura 4.0. Cada vez é mais importante o uso de um software agrícola específico para fazendas e o CHBAGRO é baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil.

O CHBAGRO conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em um controle financeiro eficiente.

Por exemplo, quando você lança uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona um insumo ao seu estoque.

Na medida em que o operador agrícola aplica estes insumos em sua lavoura o CHBAGRO realiza todos os cálculos necessários para lhe informar quanto, de fato, custou cada fazenda e talhão.

O software agrícola é uma inovação que permite que o produtor acompanhe todos os setores da propriedade, possibilitando a verificação de possíveis falhas prejudiciais aos resultados do negócio.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Importância da Agricultura 4.0 para o produtor rural

O conjunto de inovações tecnológicas que abrangem a Agricultura 4.0 é, sem dúvida, um divisor de águas no agronegócio. São muitos os benefícios com a adesão dessas novas ferramentas. Confira alguns:

Aumento da produtividade

Tecnologias da agricultura de precisão permitem o controle de todo o processo de produção, elevando os resultados e dando acesso a dados gerenciais que tornam as tomadas de decisão mais eficientes.

Monitoramento do ciclo produtivo

As tecnologias disponíveis no mercado, principalmente as específicas para o setor agrícola, permitem que o agricultor acompanhe em tempo real toda a operação agrícola, mesmo quando não estiver na fazenda.

Menos desperdício

Softwares agrícolas fornecem informações preciosas sobre frotas, insumos e defensivos, por exemplo, evitando gastos desnecessários.

Redução de custos

Menos desperdício resulta na redução de custos de produção.

Essas são apenas algumas das vantagens da Agricultura 4.0.

Seu grande trunfo está na capacidade em fornecer informações e dados para o produtor rural que irão facilitar, e muito, a sua atividade diária. As etapas de produção são mais facilmente planejadas, executadas e monitoradas.

Tecnologia na Agricultura - Agro 4.0

Resultados da agricultura 4.0 para o agronegócio brasileiro

O relatório “Agriculture 4.0 – The Future of Farming Technology”, produzido e divulgado pela empresa de consultoria Oliver Wyman, traz preocupações como demografia, mudanças climáticas, desperdício de alimentos e escassez de recursos naturais.

A pesquisa revela quem em 30 anos o setor agrícola precisará produzir 70% a mais do que é produzido atualmente e a Agricultura 4.0 será fundamental para que o agronegócio alcance essa meta.

A expectativa é que as inovações tecnológicas tornem as atividades do campo mais precisas e eficazes. Com a ajuda de softwares e outros dispositivos da tecnologia da informação é possível reduzir o consumo de água e insumos, por exemplo.

No Brasil, o cenário é bastante promissor, principalmente com a criação de agritechs e diversas empresas agrícolas aderindo novas tecnologias, como softwares agrícolas específicos para fazendas.

De acordo com a Embrapa Informática Agropecuária, em torno de 45% das propriedades rurais já adotaram algumas das novas tecnologias.

 

Conclusão

Cada vez mais a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada para melhorar a produtividade e reduzir os gastos das fazendas.

A Agricultura 4.0 já é uma realidade e boa parte dos produtores rurais estão adaptando suas propriedades a esse novo conceito, em busca de soluções que possam aumentar a sua produtividade.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Sandra Mastrogiacomo
Sandra Mastrogiacomo
Sou jornalista, especializada em marketing digital e trabalho há¡ 11 anos na editoria de Agronegócio.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.