Agricultura de Precisão: A transformação inevitável do setor

Publicado em 02/10/2020

A transformação digital no agronegócio já é uma realidade e a Agricultura de Precisão (AP) tem sido uma das ferramentas essenciais para a otimização dos recursos da produção agrícola de cana e o consequente aumento da lucratividade e produtividade.

Embora possa parecer que o uso de ferramentas da agricultura de precisão pelos produtores rurais de cana esteja acontecendo de maneira mais lenta, principalmente pela falta de capacidade financeira para investir em tecnologia, a digitalização da agricultura já é reconhecida pelo setor como o melhor caminho para o aumento da produtividade e da eficiência, além da diminuição das despesas.

Neste artigo iremos falar como a produção de cana-de-açúcar pode construir um plano de transformação digital que esteja condizente com a realidade da sua propriedade. Boa leitura!

Software Agrícola para Cana

Agricultura de precisão: tecnologia aumenta produtividade da cana

Hoje em dia, o produtor de cana já sabe que fazer o uso de tecnologias da Agricultura de Precisão é fundamental para otimizar recursos como máquinas, operadores, terra e insumos e aumentar a lucratividade e a produtividade, como já mencionado acima.

Diversas pesquisas conduzidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dentre outras instituições importantes no meio agro, estão comprovando que a combinação de tecnologias de agricultura de precisão pode aumentar o rendimento global das lavouras consideravelmente.

O Agro 4.0 é a transformação digital no campo, conectando toda a cadeia produtiva em rede, utilizando o cloud computing (computação em nuvem) e a Internet das Coisas (IoT), por exemplo. Essencialmente é usar a tecnologia para melhorar a tomada de decisões.

Nesse cenário, utilizar as tecnologias da Agricultura de Precisão é um caminho sem volta. Cada vez mais é necessário racionalizar insumos como adubos, herbicidas e óleo diesel, entre outros, utilizados na produção canavieira.

A AP reconhece que o campo é heterogêneo e cada local tem suas características e necessidades próprias. Por isso, para atender cada uma delas e ter uma gestão eficiente com o uso dessas tecnologias, é importante o uso de um software de gestão agrícola especifico para fazendas.

O CHBAGRO, baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em um controle financeiro eficiente.

Quer um exemplo de como um software agrícola pode te ajudar nas atividades diárias de sua propriedade rural?

Quando você lança uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona um insumo em seu estoque.

Na medida em que o operador agrícola aplica estes insumos em sua lavoura, o CHBAGRO realiza todos os cálculos necessários para lhe informar quanto, de fato, custou cada fazenda e talhão.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Vale ressaltar que é a transformação digital que irá permitir a evolução das propriedades rurais canavieiras, com trabalhadores preparados para utilizar sistemas inteligentes e máquinas agrícolas, tudo por meio de processos interconectados e em tempo real.

 

Como aderir ao Agro 4.0

O primeiro passo para se chegar ao Agro 4.0 e ter acesso as técnicas da AP é digitalização da cadeia de valor. As informações centralizada em um sistema único, permite a interação entre todos os departamentos da fazenda.

Com um software agrícola é possível acessar os dados em tempo real, antecipando os eventos e adaptando o sistema entre máquinas autônomas.

A Agricultura de Precisão abre uma gama de oportunidades para as fazendas voltadas à produção de cana, alavancando novas formas de produzir, aumentando a produtividade, reduzindo custos e gerando novos modelo de produção.

É necessário entender a transformação digital e saber utilizar as novas tecnologias, com o seu uso intensivo.

Obviamente, não é motivo para pânico se a propriedade ainda é analógica ou não está totalmente automatizada. A tendência é que o campo se torne totalmente digital em um futuro próximo, sendo o Agro 4.0 uma realidade para todos.

Mesmo que algumas propriedades rurais, especialmente no setor da cana, já estejam automatizadas, com produção otimizada e seus ativos entregam os resultados desejados, é necessário dizer que a Agricultura de Precisão é uma mudança, e não uma melhoria, como muitos produtores podem pensar.

As novas preocupações de uma fazenda digital girarão em torno da melhor forma de tomar decisões na propriedade, conexão em tempo real na cadeia produtiva e sistemas capazes de prever padrões e evitar desperdícios e erros.

Software Agrícola para Cana

Benefícios da Agricultura de Precisão na produção da cana

Existem diversos benefícios da AP em todo o processo de produção da cana. Abaixo, listamos os principais fatores que podem impactar positivamente a sua propriedade:

  • Diminuição dos erros e do tempo operacional;
  • Aumento da produção e redução de custos;
  • Segurança funcional elevada, mais inteligente e virtual;
  • Ciclo do processo produtivo mais rápido e eficaz;
  • Acesso a ferramentas de gestão que facilitam a tomada de decisões;
  • Previsão de eventos com mais eficiência e melhorar processos de produção de forma mais rápida.

 

Conclusão

A agricultura de precisão chegou para ficar e entender todas as questões  que envolvem essa tecnologia é fundamental para a transformação digital da sua fazenda, tornando-a produtiva em um mercado tão competitivo como o da cana.

Conhecendo as utilidades da AP e utilizando um sistema agrícola especializado em fazendas de cana-de-açúcar, o produtor rural recebe uma vantagem essencial para o aumento da sua lucratividade.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Sandra Mastrogiacomo
Sandra Mastrogiacomo
Sou jornalista, especializada em marketing digital e trabalho há¡ 11 anos na editoria de Agronegócio.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.