Agricultura de Precisão na produção de cana

Publicado em 08/04/2020

A Agricultura de Precisão é um dos métodos que integram uma nova visão para a agricultura: o Agro 4.0. Como foco, essas novas metodologias visam usar a tecnologia e a inteligência das coisas à favor da produção, adotando sistemas e dispositivos em todas as etapas e operações agrícolas em busca de maior produtividade e eficiência.

Em áreas de plantio extensas, investir nesse tipo de técnica pode oferecer um retorno surpreendente ao descobrir erros e gastos que podem ser facilmente eliminados. Veja abaixo como a agricultura de precisão pode transformar os resultados de sua lavoura de cana!

Agricultura de Precisão

O que é a Agricultura de Precisão?

A Agricultura de Precisão (AP) é um tipo de técnica utilizada em países que possuem sistemas e equipamentos com alta tecnologia para soluções para o campo. No início, esse método era mais utilizado como um sistema de gestão de dados, mas como a tecnologia tem evoluído constantemente nos últimos anos, o conceito passou a abranger várias outras técnicas inovadoras e vantajosas para as lavouras.

As descobertas relacionadas ao georreferenciamento, como o GPS, revolucionaram a forma de monitorar e analisar as áreas, viabilizando um cuidado muito mais criterioso e detalhado independente da extensão do terreno. Os dispositivos de sensoriamento permitem, hoje, analisar grupos de plantas ou partes de solo de forma mais individualizada, sendo possível ver exatamente quais locais precisam de maior atenção.

Se uma parte do terreno está com deficiência nutricional, por exemplo, a AP viabiliza a correção apenas naquela área, evitando desperdiçar recursos, tempo e produtos em locais onde a correção não é necessária. Esse cuidado personalizado facilita – e muito – a gestão e o manejo em áreas de plantio com grande extensão.

O princípio da AP é reconhecer que o campo não é um local homogêneo, pois apresenta necessidades diferentes em cada local específico. Por isso, atender a cada necessidade sem tratar a área total como única é a melhor forma de aproveitar ao máximo o potencial produtivo do terreno e da cultura, evitando desperdícios, otimizando tempo e reduzindo as operações dentro de campo, melhorando assim a produtividade e a rentabilidade para o produtor.

 

Vantagens da Agricultura de Precisão 

Em geral, as principais vantagens da agricultura de precisão nas lavouras são:

  • Redução nos custos relacionados à produção;
  • Redução nos riscos relacionados às atividades agrícolas;
  • Maior assertividade e agilidade na tomada de decisões;
  • Maior controle sobre a área, a cultura e os resultados;
  • Melhor monitoramento da lavoura, facilitando a gestão;
  • Aumento na produtividade da lavoura;
  • Correção ágil e certeira das deficiências e demais problemas de manejo;
  • Maior tempo livre para gerir a propriedade;
  • Promove a sustentabilidade na produção, otimizando o uso de produtos e recursos somente quando realmente necessário e em quantidades corretas.

 

Motivos para investir na Agricultura de Precisão na produção de Cana

Confira agora quais são os pontos positivos principais de se adotar a agricultura de precisão para a cultura de cana-de-açúcar:

1. Monitoramento assertivo

Atualmente, existem softwares que permitem ao produtor monitorar em tempo real sua lavoura mesmo estando longe da propriedade. Ao escolher adotar essa nova metodologia em sua lavoura de cana, você poderá se concentrar em todas as etapas sem perder o controle ou se confundir com dados, pois tudo estará devidamente anotado, registrado e salvo, sendo possível acessar a qualquer momento e de qualquer lugar.

Os sistemas integrados de gestão facilitam a relação do produtor com a administração da propriedade. Por isso, vale a pena investir em algo que mostrará a real situação de sua lavoura e te permitirá tomar decisões na hora certa, e o mais importante, da forma correta!

Para quem é adepto ao sistema integrado de pragas, por exemplo, contar com a agricultura de precisão por meio de dispositivos de monitoramento facilita todo o processo de avaliação de população de praga, momento de ação e escolha assertiva de tipo de controle. 

Tecnologia da Agricultura de Precisão

2. Maior desempenho da lavoura

A agricultura de precisão também tem como princípio analisar o solo de forma mais dividida, em talhões, permitindo ter uma real visão da situação da nutrição do solo em cada local. Afinal, suas plantas responderão de acordo com a fertilidade do solo, e a tendência é que cada talhão apresente propriedades químicas diferentes.

Ao realizar a análise com essa técnica, você poderá definir em quais locais aplicar corretores de pH, fertilizantes ou material orgânico. Alguns softwares permitem até o monitoramento da compactação do solo – ou seja, pode ser que você precise descompactar apenas uma parte de sua área total, poupando tempo, recursos e mão-de-obra. 

Ao corrigir os problemas exatos de cada talhão (compactação, nutrição, irrigação, etc), suas plantas conseguirão se desenvolver com maior eficiência e você aproveitará todo o potencial produtivo de sua lavoura.

3. Menor gasto com insumos agrícolas

Através do detalhamento da análise de solo e da aplicação de insumos somente nas áreas necessárias, você poderá constatar um corte significativo nos gastos que refletirão diretamente na rentabilidade e no lucro de sua safra. A AP evita com que fertilizantes, herbicidas, inseticidas e demais produtos, sejam usados em locais onde não haja necessidade.

Como se sabe, os insumos agrícolas são responsáveis pelos maiores gastos dos produtores rurais. Sendo assim, essa é a melhor forma de poder aumentar a margem de lucro sem precisar mexer nos valores de venda, garantindo assim competitividade no mercado.

4. Irrigação inteligente

Assim como é possível monitorar pragas e propriedades nutricionais, a agricultura de precisão também permite analisar a necessidade de irrigação dos talhões. Sendo assim, você poderá direcionar esse recurso apenas nos locais onde é realmente preciso e nos momentos certos, evitando o desperdício de água e todos os gastos que essa etapa envolve.

5. Otimização de maquinários

Existem softwares de gestão e monitoramento que permitem o fácil acesso de um computador, celular ou tablet. Sendo assim, você poderá ter acesso na palma da mão a todos os processos que estão sendo ou já foram realizados.

Em relação a entrada e uso de maquinários, saber quais áreas já foram trabalhadas ajuda a evitar repetições e desperdício de tempo e recursos. Através de dispositivos de GPS é possível mapear as operações e programar as máquinas para que elas desliguem sozinhas em áreas que já receberam o manejo necessário, otimizando assim todas as fases de operação.

 

Conclusão

Em um setor cada vez mais competitivo, vale a pena ressaltar que o produtor que estiver sempre atento às novas tecnologias e diferenciais para aumentar a produtividade, promover a sustentabilidade e melhorar qualidade da produção é o que sairá na frente e poderá aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo em um mercado cada vez mais comunicativo e tecnológico!

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Amanda Campos
Amanda Campos
Sou Engenheira Agrônoma especialista em produção e marketing de conteúdo para o Agronegócio. Fundadora da Agro Content.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.