Apontamentos de Campo: Como Aumentar a sua Produtividade

Publicado em 23/06/2022

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

Os apontamentos de campo podem ser realizados em softwares eletrônicos ou cadernetas de campo.

Eles indicam quais atividades foram realizadas na propriedade agrícola e também podem ser utilizados para uma gestão mais eficiente de toda a fazenda.

Agricultura 4.0

Com o uso de softwares agrícolas, os apontamentos de campo passaram a ser coletados em tempo real ou até mesmo de forma offline, o que auxilia os produtores nas tomadas de decisões mais assertivas em sua propriedade.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Apontamentos Manuais vs Apontamentos Eletrônicos

Existem duas formas principais para realização dos apontamentos em campo:

  • Apontamentos manuais: realizados em cadernetas de campo, fichas ou papéis encontrados dentro das máquinas ou em mãos de funcionários responsáveis por indicar as atividades realizadas dentro da propriedade.
  • Apontamentos eletrônicos: que podem ser realizados diretamente em aparelhos celulares ou telas instaladas nas máquinas agrícolas.

No sistema de apontamento manual, os funcionários inserem ou anotam os dados de forma manual nas planilhas ou fichas de cada fazenda.

Os apontamentos geralmente são relacionados à quantidade de horas trabalhadas, trabalho realizado por cada contribuinte, máquina utilizada na atividade, área da lavoura que estava sendo manejada, etc.

Os apontamentos manuais, uma vez que são inseridos pelos colaboradores, podem não ser fidedignos ao que realmente aconteceu dentro da lavoura. Muitas vezes por falta de atenção ou erros de cálculo.

Os funcionários e contribuintes também podem fraudar o documento, alterando as horas trabalhadas e os dados que estão sendo coletados.

Portanto, os apontamentos manuais podem não ser fiéis ao que realmente aconteceu no dia a dia do campo, prejudicando as análises posteriores realizadas pelos gestores e chefes de seção.

Os apontamentos eletrônicos podem ser previamente configurados de acordo com cada funcionário, equipamento, ou tipo de manejo que está sendo realizado dentro da empresa agrícola.

Dessa forma, o preenchimento é mais rápido e eficiente, eliminando a necessidade de realizar anotações manuais em papéis que podem molhar, sujar, ou se perder até chegar nas mãos dos tomadores de decisão.

 

Os dados podem ser rapidamente tabulados e enviados para uma central para que decisões possam ser tomadas em tempo real ou posteriormente utilizadas nas análises gerenciais.

O preenchimento com a utilização de apontamentos eletrônicos acaba sendo facilitado, porém, exige também um treinamento de todos os envolvidos nas atividades agrícolas para a correta coleta de dados.

É possível configurar as paradas realizadas pela máquina, causas de quebra de peças, atividades que estão sendo realizadas, tempo gasto para a realização de cada atividade, bem como equipamento utilizado, produto aplicado e outras informações selecionadas pelos gestores de cada atividade agrícola.

O custo de implantação de um software agrícola para apontamentos eletrônicos é relativamente baixo quando comparado ao retorno e aos benefícios que esse tipo de software pode trazer no campo.

Com a análise dos relatórios dos apontamentos é possível aumentar eficiência das horas trabalhadas, analisar os principais motivos das quebras ou paradas realizadas pelos equipamentos, avaliar o desempenho de cada colaborador, entre outras atividades que necessitem de avaliações e detalhamentos.

Em locais com a presença de internet e sistemas de telemetria é possível monitorar as operações e o maquinário agrícola em tempo real a partir de informações trocadas pelo aplicativo, celulares, tablets ou painéis das máquinas.

Alguns softwares agrícolas permitem que sejam enviadas mensagens a estes dispositivos para correções de atividades e erros durante a operação. Com isso, eventuais urgências podem ser solucionadas de maneira otimizada.

 

Vantagens dos Apontamentos de Campo

Com os apontamentos de campo é possível realizar uma gestão mais eficiente da frota, reduzir o número de horas de máquinas paradas, analisar as eficiências de cada operação e aumentar a produtividade em campo.

Como os apontamentos de campo estão integrados com um software agrícola, o processo de digitalização dos dados das cadernetas de papel é eliminado e, como todos esses dados podem ser acessados de forma remota por qualquer pessoa com acesso à plataforma, o gerenciamento agrícola é otimizado.

Apontamentos Eletrônicos de Máquinas Agrícolas

Com os dados em mãos e os relatórios gerados pelos apontamentos de campo, os produtores conseguem analisar os gargalos produtivos de cada atividade e pensar em estratégias para aumentar a produtividade em sua propriedade agrícola.

Analisando os relatórios gerados pelo software agrícola é possível avaliar se os insumos e as máquinas foram empregados da melhor forma possível e, ainda, realizar monitoramentos em toda a frota da propriedade, checar as atividades dos funcionários com o intuito de realizar uma gestão mais eficiente.

Esse softwares computacionais permitem que os gestores e os produtores realizem configurações de acordo com as necessidades de cada fazenda e cultura plantada.

Os apontamentos de campo são essenciais para uma boa gestão baseada em dados e informações reais coletadas na fazenda.

Não importa se a propriedade produz soja, milho, cana-de-açúcar ou qualquer outra commodity agrícola, armazenar todos esses dados em um software assegura que as informações não serão perdidas e poderão ser utilizadas para traçar estratégias para aumentar a produtividade em campo.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Funcionalidades dos Apontamentos de Campo

As funcionalidades dos apontamentos de campo podem ser configuradas previamente pelos gestores de cada atividade.

Dentre elas, pode-se citar:

  • Uso de insumos
  • Horas trabalhadas
  • Máquina utilizada
  • Operador
  • Motivo de parada
  • Desempenho dos equipamentos
  • Boletins de campo
  • Área trabalhada
  • Operação realizada
  • Compra de insumo
  • Validade do insumo
  • Controle de estoque
  • Entre outras atividades

As possibilidades de criação de inúmeras funcionalidades permitem atribuir funções para cada colaborador dentro da propriedade agrícola, podendo delegar atividades para cada funcionário e realizar a gestão pensando em otimizações dentro de toda a cadeia produtiva da fazenda.

Ter informações de data, validade, lote e registro de produtos permite aos produtores e gestores saber quais insumos foram utilizados em cada talhão da propriedade, aplicados por qual funcionário e em qual data dentro da fazenda.

 

Ter esses dados tabulados também permite realizar o controle mais eficiente do estoque, saber quais são as quantidades que ainda restam para serem aplicadas no campo e traçar estratégias para redução de custo e compra de novos produtos para reposição.

Os apontamentos de campo fornecem dados para os produtores analisarem sobre produtos mais utilizados, custos das aplicações de defensivos, sendo possível realizar comparações entre os gastos programados e os gastos realizados em cada ciclo de cultivo.

Apontamentos com Software Agrícola

É possível analisar quais são os talhões que demandam mais insumos, auxiliando no melhor planejamento para aumentos de produtividade em campo.

Alguns softwares permitem que sejam agendadas tarefas para semana, bem como o envio de notificações para os responsáveis na execução da operação.

Essas notificações servem como lembretes aos funcionários do que realmente precisa ser executado naquela semana ou naquele momento dentro da propriedade agrícola.

 

Conclusão

Os apontamentos de campo realizados em softwares eletrônicos otimizam os processos de manejo dentro das propriedades rurais.

Com o auxílio de softwares como o CHBAGRO é possível visualizar os dados de uma forma tabulada de cada atividade, operador ou máquina utilizada no campo, e ainda é possível realizar a gestão de estoque e custos para ter um maior controle na gestão da propriedade sem a necessidade de realizar as anotações em papéis ou cadernetas de campo.

Com utilização de aplicativos móveis para os apontamentos de campo, mesmo estando offline é possível o envio posterior dos dados até uma central que gera relatórios e pdfs que podem ser analisados para assegurar uma melhor gestão da frota e supervisão dos manejos realizados em cada atividade dentro da fazenda.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Luis Gustavo Mendes
Luis Gustavo Mendes
Sou Engenheiro Agrônomo e Licenciado em Ciências Agrárias pela ESALQ/USP em Piracicaba-SP. Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas, tema "Agricultura de Precisão" na mesma Instituição. Atualmente sou professor e empreendedor.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.