Calendário de Plantio e Colheita para Cana-de-Açúcar e Grãos

Publicado em 03/08/2020

Na produção agrícola é muito importante definir qual é o calendário de plantio e de colheita de grãos e da cana-de-açúcar, definindo qual é a melhor época ao longo do ano e para cada região para as atividades de plantio e colheita.

Mas quando falamos de calendário de plantio e colheita, uma atividade que é essencial na sua propriedade é realizar um bom planejamento agrícola.

Planejamento agrícola: plantio e colheita de grãos e cana-de-açúcar

Como em qualquer atividade, o planejamento é essencial para alcançar sucesso e obter lucro. E isso não é diferente nas atividades agrícolas.

Lembre-se dessa frase: “um bom negócio (empresa) começa com um bom planejamento”. Ou seja, a sua lavoura, para ter uma boa produtividade, precisa de um bom planejamento agrícola.

Para se ter um bom planejamento de plantio e de colheita é importante que você conheça as melhores épocas para o plantio na sua região e adequar as atividades da sua propriedade para que a colheita seja no momento correto.

Calendário Agrícola

Fonte: SLC Agrícola

Para o planejamento, você tem que ter o objetivo agrícola bem definido e, com isso, programar todas as atividades da sua lavoura, desde antes do plantio até a colheita.

E você pode começar com o histórico da sua propriedade, que te ajuda a verificar o que deu certo e errado nas safras passadas e o que pode ser mantido ou melhorado para safra seguinte, fazendo um diagnóstico da sua propriedade e definindo qual a situação atual.

Sabemos que planejar toda uma safra não é uma tarefa fácil, mas a tecnologia pode te auxiliar com o planejamento quando se utiliza os softwares ou aplicativos de gestão rural.

É o caso do CHBAGRO, um software de gestão específico para fazendas. Ao longo da safra você consegue registrar todas as atividades, dados e custos, o que te auxilia na gestão e também no fechamento da safra.

No planejamento você também define qual cultura será plantada na sua propriedade, detalha todas as operações agrícolas da sua propriedade e qual estratégia irá utilizar.

Não se esqueça de planejar também a parte financeira da sua lavoura, pois ela esta diretamente ligada ao plantio até a colheita da safra.

Além disso, monitore o seu planejamento agrícola ao longo da safra, o que está sendo seguido e o que teve que ser modificado.

E agora, para te auxiliar nessa etapa tão importante de planejamento agrícola, vamos abordar sobre o calendário de plantio e de colheita da cana-de-açúcar.

 

Calendário de plantio e colheita da cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância para o Brasil, sendo o maior produtor mundial da cultura. A estimativa para a safra 2020/21 é que sejam colhidos 630,7 milhões de toneladas de cana, segundo a CONAB.

A cana-de-açúcar pode ser plantada o ano todo, mas o que irá definir qual a melhor época de plantio são o sistema que deseja utilizar, a região da sua propriedade e as variedades utilizadas.

Algumas épocas de plantio da cana-de-açúcar são:

Cana de ano ou 12 meses:

A cultura da cana é plantada logo após a colheita e colhida já no ano seguinte. Normalmente, é plantada entre os meses de setembro e novembro, em solos com alta fertilidade.

É um ciclo rápido da cultura, tendo a área sempre cultivada com a cultura, principalmente destinada a locais em alta fertilidade.

É importante frisar que essa cana pode ter uma produtividade um pouco menor que a de ano e meio, por ter menor período para se desenvolver, além de ter menos tempo para as operações de preparo do solo.

Cana de ano e meio ou 18 meses:

Após a colheita do canavial, a área fica com rotação de cultura ou permanece vários meses descansando.

Esse plantio acontece, normalmente, entre os meses de janeiro e março. Assim, a cana inicia o desenvolvimento até aproximadamente abril, após abril até agosto tem processo mais lento com o período de inverno e seca.

Assim, depois de agosto até abril do próximo ano, a cana vegeta e depois amadurece para ser colhida em 16 a 18 meses após o plantio.

Cana de inverno

Como o próprio nome diz, essa cana é plantada no inverno, entre os meses de junho a agosto.

Mas é preciso muita atenção com esse plantio, pois em várias regiões do país o regime de chuva é muito baixo nesse período e isso pode comprometer o desenvolvimento inicial da lavoura.

Normalmente, recomenda-se utilizar o plantio com torta de filtro no sulco de plantio, e também pode utilizar fertirrigação com vinhaça ou irrigação da lavoura.

Outro ponto muito importante quando pensamos em plantio e colheita da cana-de-açúcar é a escolha da variedade.

Algumas variedades respondem mais quando plantadas em um solo do que em outro (são mais aptas a uma região que em outra) e também podem ter ciclo precoce ou mais tardio.

Por isso, você deve se atentar a esse ponto para um bom estabelecimento do canavial e também para uma ótima colheita com alta ATR e TCH.

Para a safra 2010/21, a CONAB definiu que o período de colheita para a região centro-sul (SP, GO, MG, MT, MS, PR e sul da BA) será de abril a dezembro de 2020. Já na região Nordeste (PE, PA e AL) a colheita está definida para setembro de 2020 a março de 2021.

Agora veja o calendário de plantio e colheita para grãos.

Plantadeira

Calendário de plantio e colheita de grãos

Como a cultura da cana-de-açúcar, o Brasil também é um grande produtor de grãos, com estimativa de 251,4 milhões de toneladas de grãos colhidos para a safra 2019/20, com aumento de 3,9% em relação a safra anterior (CONAB).

E para continuar aumentando a produção de grãos, um ponto que o produtor rural deve ficar atento é escolher a melhor época para o plantio e para a colheita da cultura que será cultivada na sua propriedade.

A CONAB disponibiliza o calendário de plantio e de colheita para cada região dos grãos cultivados no país, veja alguns exemplos que podem te ajudar a preparar o seu calendário de plantio e de colheita de grãos.

Calendário de Algodão
Calendário de Feijão 1ª Safra
Calendário de Feijão 2ª Safra
Calendário de Feijão 3ª Safra
Calendário de Milho 1ª Safra
Calendário de Milho 2ª Safra
Calendário de Soja
Fonte: CONABLevantamento de Safra.

Um exemplo de calendário de plantio e colheita de cultivo de grãos em uma propriedade é se o produtor realizar a dobradinha soja e milho, para isso, ele precisa definir muito bem o calendário de plantio e colheita de cada cultura.

Assim, é preciso realizar o plantio da soja o mais cedo possível, logo depois do vazio sanitário estabelecido para cada região, para que não atrase o plantio do milho 2° safra (safrinha) e nem afete a safra de milho que é cultivada em um período mais restritivo.

Além disso, o plantio deve ser realizado em condições adequadas para a semeadura e o desenvolvimento da lavoura.

 

Algumas dicas para o plantio e para a colheita de cana-de-açúcar e grãos

Tanto para o plantio de grãos como para de cana-de-açúcar até a colheita você deve se atentar a alguns pontos como:

  • Planejamento agrícola da propriedade;
  • Bom preparo do solo e análise de solo;
  • Escolha da variedade ou cultivar que se adeque melhor para sua região e propriedade;
  • Escolha da época de plantio;
  • Defina o sistema de manejo;
  • Adubação da cultura;
  • Conheça as principais pragas, doenças e plantas daninhas da sua região e como realizar o manejo;
  • Acompanhe as condições climáticas da sua região;
  • Determine o período de colheita da sua lavoura.

 

Conclusão

Determinar o calendário agrícola de plantio e colheita de cana-de-açúcar e de grãos é muito importante para a produtividade e lucro da sua empresa rural. Por isso, não deixe de colocar isso no seu planejamento agrícola!

 

--

Quer saber como fazer a gestão agrícola da sua fazenda de forma simples e funcional através de um celular ou desktop?

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo Brasil.

TESTE GRÁTIS POR 60 DIAS COM SUPORTE!

Se preferir, envie um email para: contato@chbagro.com.br ou ligue para (16) 3713.0200.

Você também pode falar conosco no WhatsApp

 

Gressa Chinelato
Gressa Chinelato
Sou Engenheira agrônoma, mestra em Ciências/Fitopatologia (Esalq/USP) e MBA em agronegócios. Atualmente, estou cursando Doutorado no departamento de Fitopatologia na Esalq e MBA em Gestão de Projetos.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR