Como fazer Planejamento Agrícola de uma Fazenda de Cana

Publicado em 08/11/2022

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

Fazer a gestão bem feita de uma fazenda de cana-de-açúcar envolve um amplo planejamento agrícola.

Para ter sucesso nessa atividade, os produtores e fornecedores de cana-de-açúcar podem utilizar softwares ou planilhas eletrônicas para realizar desde a parte de gestão inicial até o monitoramento da colheita e das áreas produtivas.

É possível usar ferramentas como telemetria, levantamento de dados de máquinas, planos de reparo e manutenção e cálculos de rentabilidade por hectare ou talhão da propriedade.

A cultura da cana-de-açúcar, diferente de culturas como soja, milho ou grãos, permite que sejam realizados vários cortes ao longo do ciclo produtivo, não necessitando de alguns manejos anuais a serem realizados quando pensamos em culturas de grãos, por exemplo.

Se por um lado temos um ponto positivo na condução da cultura, o planejamento agrícola e a gestão de uma fazenda de cana-de-açúcar acaba sendo mais desafiador ao longo do ciclo.

Na cultura da cana, todo o ciclo produtivo pode ser levado em consideração para realização da diluição dos custos ao longo dos cinco cortes de média que temos a nível Brasil.

As épocas mais usuais de plantio de cana são:

  • Janeiro a Março (cana de ano e meio);
  • Junho a Agosto (cana de inverno);
  • Setembro a Novembro (cana de ano).
Fazenda de Cana-de-Açúcar

Com o planejamento agrícola sendo realizado de forma correta é possível avaliar inúmeros fatores que afetam a produtividade da cultura e até tomar a decisão da época ideal para renovação dos canaviais.

Além de todo o planejamento agrícola com atenção à:

Nesse texto será dado muita atenção ao planejamento financeiro da fazenda de cana-de-açúcar.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Plano de Contas Agrícola

O custo agrícola de uma fazenda de cana-de-açúcar pode ser segmentado pelas operações realizadas em campo.

Com o auxílio de um software agrícola é possível analisar o custo por hectare da cultura, custo por tonelada produzida e até mesmo o custo por ATR de cana produzida.

Além disso, com o auxílio de uma planilha eletrônica como Excel ou um software agrícola é possível analisar o quanto as operações agrícolas refletiram dentro do custo total de cada ATR produzido.

Software CHBAGRO para Cana-de-Açúcar

A apuração desses custos deve ser mensal, com o intuito de chegar ao final da safra já com todos os dados computados para gestão mais eficiente da fazenda.

Para o levantamento desses custos, os produtores de cana de açúcar devem cadastrar e computar dados como:

  • Tamanho da fazenda;
  • Tamanho das áreas produtivas;
  • Variedades de cana presentes na fazenda (planejamento varietal);
  • Atividades e insumos aplicados no campo.

O planejamento agrícola pode ser dividido de acordo com as atividades realizadas na fazenda:

  1. 1. Preparo de solo;
  2. 2. Tratos culturais;
  3. 3. Áreas de plantio;
  4. 4. Áreas de colheita.

Além de outras operações de campo realizadas em cada etapa agrícola de acordo com o manejo de cada fazenda ou usina.

É de suma importância a definição dos processos na gestão da fazenda:

  • Diretrizes e metas da empresa;
  • Dados da unidade industrial;
  • Dados do ambiente físico;
  • Informações de natureza Jurídico-legal;
  • Informações de natureza socioeconômica;
  • Dados de natureza técnica;
  • Adoção de pressupostos;
  • Estabelecimento de objetivos;
  • Determinação de ações;
  • Elaboração de um cronograma.

 

Fluxo de Caixa e Orçamento da Fazenda no Planejamento Agrícola

É importante alinhar as compras a serem realizadas após a realização do planejamento agrícola com o fluxo de caixa e orçamento da fazenda.

Após a realização do orçamento da fazenda pode-se analisar o fluxo de caixa do ano a ser utilizado e realizar um planejamento assertivo para compra de insumos, contratação de mão de obra, maquinário agrícola entre outras operações a serem realizadas durante o ano produtivo.

Um software de gestão como o CHBAGRO auxilia no levantamento de preços de compra de insumos realizados após uma cotação para aprovação direto no sistema de gestão ou via aplicativo, para que diferentes níveis gerenciais possam realizar a aprovação sem a necessidade de estar de fato na fazenda.

O software de gestão pode ser configurado com limite superior do orçamento, que controla os custos da propriedade e não aprova os gastos que ultrapassam o orçamento previamente determinado.

Por exemplo, se o teto do orçamento da fazenda é de 2 milhões de reais e já foram gastos 1,5 milhão com insumos, uma compra no valor de 600 mil reais não será aprovada pelo software de gestão.

Isso possibilita uma renegociação com o fornecedor para respeitar o limite proposto no planejamento inicial.

Após estourar o orçamento proposto pela propriedade agrícola, se for realmente necessário compras adicionais, é possível conseguir um outro recurso financeiro e seguir com a produção agrícola.

Essa é a grande importância de integrar o sistema de compras ao fluxo de caixa da fazenda e o orçamento da propriedade, sendo possível antecipar a sua gestão financeira com esse sistema de gestão.

 

Indicação de Responsáveis por Setor

Alguns processos financeiros podem ser definidos inicialmente com os setores responsáveis pela gestão da empresa agrícola, onde é possível registrar todas as operações por meio de um pedido de compra, que pode ou não ter a sua aprovação realizada.

Essa aprovação pode ser feita com auxílio de um software de gestão ou também dentro do próprio aplicativo para ciência de níveis superiores de gestão da propriedade.

É possível configurar dentro do software de gestão se esse título de contas a pagar está dentro do orçamento de acordo com o período avaliado.

O monitoramento das notas fiscais também é de vital importância dentro da gestão agrícola.

É imprescindível analisar se a fazenda está recebendo esses produtos e atrelar automaticamente a nota fiscal ao pedido de compra.

Dessa forma fica mais simples avaliar todas as divergências em questão de preço, prazo e quem foi a pessoa responsável por autorizar e dar entrada nessa nota fiscal dentro da empresa agrícola.

É possível monitorar as entregas com base nos pedidos de compra para que o sistema financeiro da empresa não fique prejudicado com compras ou aprovações indevidas.

O sistema realiza de forma automática o envio dos pedidos que necessitam de autorização aos níveis de gestão correspondentes, e caso não haja divergência, esse pedido vai automaticamente para a parte do contas a pagar dentro do software de gestão.

E dessa forma, todas as notas fiscais que estiverem no sistema podem ser pagas, uma vez que elas já possuem todas as validações necessárias e todos os monitoramentos feitos ao longo do processo produtivo.

Para as peças que são consideradas como emergenciais, que geralmente são compradas quando a máquina está parada no campo, é possível seguir por dois caminhos.

O primeiro deles envolve a cotação em algumas revendas da peça que será necessário fazer substituição dentro do maquinário agrícola.

E a segunda delas é a liberação de alguns cargos que possuam uma senha para aprovação dessa nota fiscal que ao ser dada entrada, mesmo sem o pedido de compra, serão lançadas dentro do estoque da empresa.

Essa ação acaba gerando um título dentro do módulo contas a pagar para que não seja necessário fazer um pedido de compra para um produto que já está em operação e instalado num maquinário agrícola.

Esses processos não seriam possíveis sem o auxílio de um software de gestão integrado como o CHBAGRO.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusão

O planejamento agrícola de uma fazenda de cana-de-açúcar envolve diversos fatores que devem ser analisados previamente para que melhorias e erros dentro da cadeia produtiva possam ser identificados e mitigados.

Um software agrícola ou uma gestão integrada bem realizada, auxiliam os produtores no levantamento de potenciais fluxos ineficientes dentro de suas fazendas produtivas.

O software pode ser configurado de acordo com as necessidades de cada produtor, cada setor, cada necessidade e cada pacote tecnológico a ser gerido dentro das fazendas de cana-de-açúcar.

Dessa forma é possível transformar o seu banco de dados proprietário da fazenda em indicadores para tomadas de decisão e criação de relatórios personalizados para que seu planejamento agrícola seja mais eficiente e rentável ano após ano.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Luis Gustavo Mendes
Luis Gustavo Mendes
Sou Engenheiro Agrônomo e Licenciado em Ciências Agrárias pela ESALQ/USP em Piracicaba-SP. Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas, tema "Agricultura de Precisão" na mesma Instituição. Atualmente sou professor e empreendedor.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.