Como planejar o plantio de cana-de-açúcar com maior eficácia

Publicado em 02/12/2020 | Atualizado em 31/03/2021

Segundo um estudo do Pecege, a formação do canavial, composta pelo somatório dos estágios de preparo de solo, plantio de cana e seu trato, corresponde a aproximadamente 20% dos custos totais de produção durante o ciclo da cultura nos estados de São Paulo e Paraná.

Assim, dentro de toda a formação do canavial, o estudo indica também que a etapa de plantio de cana corresponde a cerca de 60%, com valor próximo a R$ 4.000,00 por hectare.

Partindo destes dados, é fácil observar a importância de um bom planejamento antes de iniciar a operação de plantio de cana. Afinal, depois de implantado o canavial, este permanecerá produzindo por cerca de cinco safras até que ele seja reformado.

Plantio de Cana-Açúcar

Além disso, a eficiência do plantio de cana terá grande influência sobre o número de soqueiras que serão colhidas e sobre a longevidade do canavial.

Pensando nessa qualidade do plantio, vale conferir algumas dicas para que esse processo seja o mais eficiente possível e traga benefícios ao longo de muitas colheitas.

 

Implantação do canavial: Por onde começar?

Para que o plantio de cana-de-açúcar atinja os resultados desejados é necessário que exista um bom planejamento todas as etapas desse processo, tendo no plantio apenas uma dessas etapas.

Em um primeiro momento é muito importante que o produtor conheça o ambiente edafoclimático ou ambiente de produção de sua propriedade. Afinal este é um fator que influencia muito no potencial produtivo de cada variedade.

Assim, para a implantação de um canavial, deve-se planejar a área, realizando um levantamento topográfico, permitindo a subdivisão da área em talhões e alocando-se os carreadores principais e secundários.

Também é fundamental realizar a análise do solo para que adubações e fertilizações sejam realizadas sem desperdício.

Outro aspecto importante é conhecer as variações do clima, e como há pouca variação numa mesma propriedade, pode-se tomar por base as características do clima regional.

O próximo passo é a escolha da variedade. Todo produtor sabe que há uma vasta diversidade de variedades ofertadas no mercado e cada variedade expressa seu potencial produtivo em um ambiente de produção específico.

Há variedades rústicas, que produzem melhor em ambientes desfavoráveis do que em ambientes mais favoráveis e vice-versa. Há variedades intermediárias, que podem ser menos produtivas que as melhores variedades, mas se adaptam melhor a uma maior diversidade de condições.

A escolha deverá ser norteada por alguns fatores, tais como:

  • Potencial produtivo da variedade;
  • Capacidade de rebrota;
  • Resistência a pragas e doenças;
  • Tipo de solo;
  • Viabilidade local; e
  • Duração do ciclo.

 

Etapa do plantio de cana: o planejamento é ainda mais exigido!

Para o sucesso da lavoura, o plantio de cana deve ser muito bem planejado. Mas, mais importante do que isso é realizar esse planejamento sempre de forma conjunta às operações de colheita e manutenção do canavial e nunca de forma isolada.

Plantação de Cana-de-Açúcar

Portanto, para maior produtividade e longevidade das soqueiras, recomenda-se:

Realizar o correto manejo e a conservação do solo para que erosões sejam evitada

Nesta etapa é preciso realizar a sistematização do local, tais como: nivelamento do terreno, acabamento dos terraços, definição de carreadores, comprimento e largura dos talhões, tiro de colheita, planejamento da sulcação, etc.,

Também é importante adotar medidas estratégicas que minimizam o número de manobras do maquinário sobre as soqueiras durante a colheita mecanizada.

Defina muito bem qual será o espaçamento e profundidade para plantio de cana

Em atividades de plantio, escolher um espaçamento adequado é de fundamental importância, pois possibilita melhor otimização de atividades, tais como o uso intensivo de máquinas e processo de colheita.

Neste sentido, o espaçamento adequado contribui para o aumento da produção, pois interfere favoravelmente na disponibilização de recursos como luz, água e temperatura.

O espaçamento do plantio deve variar de acordo com a fertilidade do terreno e as características da variedade recomendada. No caso da cana-de-açúcar, o espaçamento entre sulcos pode variar de um metro a 1,8 metro, com as seguintes recomendações:

  • Para solos arenosos, espaçamentos mais estreitos como 1 metro ou 1,20 metro são mais indicados.

Com esses espaçamentos, o fechamento da entrelinha tende a ocorrer mais rápida, facilitando o controle do mato. Se a colheita for mecanizada – representando a grande maioria das lavouras - o espaçamento deve ser de ao menos 1,5 metro.

Com isso é evitado o pisoteamento e a compactação das linhas de cana pelas rodas das máquinas.

  • Em solos férteis, o espaçamento mais comum é de 1,5 metro;
  • Espaçamento uniforme: quando a distância entre os sulcos de plantio é constante em toda a área plantada;
  • Espaçamento combinado: quando num mesmo talhão combinam-se faixas de espaçamento uniforme com faixas de espaçamento alternado, a fim de propiciar condições para o controle do tráfego.

 

Principais métodos de plantio de cana

Com todo o planejamento muito bem realizado, chega a hora de realizar o plantio de cana. Para isso, vale conhecer quais são os principais métodos de plantio, que são:

  • Plantio manual

Este é considerado um plantio tipo semi-mecanizado, por envolver operações manuais e mecanizadas em suas etapas.

O processo compreende a sulcação, distribuição de mudas nos sulcos, alinhamento das mudas dentro do sulco e fechamento dos sulcos.

  • Plantio mecanizado

Neste tipo de manejo de plantio, a plantadora abre os sulcos, distribui as mudas e realiza o fechamento dos sulcos. Com isso, há otimização do tempo, principalmente quando comparado ao plantio manual.

Atualmente, não são observadas diferenças quanto à brotação dos talhões plantados pela forma manual ou mecânica.

No entanto, estudos a campo indicam que o sistema de plantio manual (convencional) apresenta uma melhor uniformidade de distribuição dos colmos nos sulcos. Por outro lado, o plantio mecanizado apresenta uma tendência de menor danificação das mudas.

Cabe então ao produtor avaliar qual é método mais indicado para sua realidade.

Para isso, dispor de uma maior quantidade de informações (operacionais e financeiras) faz-se fundamental para a tomada de decisão sobre as melhores estratégias de plantio de cana, tendo no uso de um bom software agrícola um dos grandes aliados do produtor rural.

 

Invista na capacidade de gestão da cultura da cana-de-açúcar

O plantio de canaviais é uma tarefa árdua que precisa ser realizada com muito cuidado. Neste sentido, o avanço da tecnologia está contribuindo de forma significativa com essa importante etapa, permitindo que o plantio de cana seja mais competitivo.

Mas, com o aumento da tecnificação no campo e evolução da agricultura 4.0, cresce também a importância de uso de um software agrícola que possibilita que o produtor rural tenha total controle de todas as etapas do plantio de cana, tais como todas as despesas e receitas da propriedade.

Esse tipo de software também permite melhor gerenciamento de informações desde mão-de-obra, passando por insumos, maquinários, consumo de energia, combustível, etc, de forma bem mais detalhada e permitindo melhores tomadas de decisão.

Neste cenário, o CHBAGRO é um grande aliado de produtores de cana, pois permite total gerenciamento de suas atividades, do plantio à colheita.

Utilizando o CHBAGRO, o produtor eleva seu potencial de administrar sua plantação, controlando a compra e uso de insumos, as suas aplicações, além de gerenciar sua frota agrícola.

Dessa forma, todo produto consegue eliminar desperdícios, além de apurar os custos por fazenda e talhão, dia, mês e safra.

O CHBAGRO é baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas localizadas em todo Brasil. Com ele, o produtor consegue conectar as áreas operacional e administrativa de sua fazenda, permitindo que ele tenha um controle financeiro superior do plantio à colheita.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Diego Cruz
Diego Cruz
Sou Zootecnista (FZEA/USP) e mestre em produção animal sustentável pelo Instituto de Zootecnia. Atualmente sou produtor de conteúdo para a internet.

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.