Conheça as principais técnicas de manejo do solo nos canaviais

Publicado em 13/04/2021

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

A cana-de-açúcar está entre as culturas com maior destaque na agricultura brasileira e na adoção de estratégias para manejo do solo.

A produção se concentra no estado de São Paulo e, devido às condições favoráveis de clima, é também cultivada em outros estados brasileiros.

A extensão do cultivo da cana, no entanto, tende a crescer cada vez mais devido à demanda crescente por açúcar e etanol.

Com extensas áreas de produção em monocultura, o produtor deve se atentar ao manejo adequado a ser adotado, para assim, manter o potencial produtivo dos solos.

O manejo do solo no cultivo da cana-de-açúcar é uma prática essencial que proporciona melhor exploração do solo e aumento da produtividade dos canaviais.

Manejo do Solo na Cana-de-Açúcar

As práticas de preparo de solo são importantes para a produtividade e longevidade dos canaviais. Estas devem levar em consideração a redução ou eliminação dos fatores limitantes ao bom crescimento e desenvolvimento da cultura.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Quais pontos são importantes a serem observados para a adoção do manejo adequado do solo?

É imprescindível, portanto, que o produtor esteja atento aos seguintes pontos:

  • Tipo de solo;
  • Tipo de corte da cana;
  • Época de plantio;
  • Época de colheita;
  • Sistema de preparo do solo;
  • Cobertura do solo com rotação de culturas;
  • Manutenção da palha no solo;
  • Tamanho e divisão dos talhões.

O manejo adequado do solo deve contribuir para a disponibilidade de água e nutrientes para as plantas, promover a infiltração de água no solo, evitar processos erosivos e lixiviação de nutrientes. Isso, irá auxiliar no bom desempenho das plantas.

Assim, o objetivo do manejo do solo é aumentar produtividade agrícola com a menor degradação ambiental possível.

A adoção de práticas incorretas no manejo acarreta sérios prejuízos ao produtor, levando e acelerando o processo de degradação do solo e reduzindo produtividades.

Solos degradados são pobres em nutrientes, possuem baixa disponibilidade de água, tem o processo de erosão acelerado e provocam limitações no crescimento radicular das plantas, afetando assim a produtividade e os lucros do produtor.

 

Os principais efeitos do manejo do solo nos canaviais

O manejo do solo proporciona condições que favorecem o crescimento e o desenvolvimento das plantas de modo que há uma correlação direta entre o desenvolvimento radicular e a produtividade.

Usina de Cana-de-Açúcar

Dentre os benefícios do manejo do solo adequado podemos destacar:

  • Aumento da porosidade do solo;
  • Melhoria na estrutura do solo;
  • Redução da erosão do solo;
  • Aumento da infiltração de água no solo;
  • Redução da compactação do solo;
  • Acúmulo da matéria orgânica no solo;
  • Aumento da biodiversidade do solo;
  • Aumento da disponibilidade de água e nutrientes;
  • Melhoria no desenvolvimento radicular das plantas.

Um dos fatores limitantes para a produtividade da cana-de-açúcar é a compactação do solo. Para isso, devem adotadas práticas que reduzem a densidade do solo e aumentem a sua porosidade, favorecendo o movimento de água e ar.

Algumas práticas podem ser adotadas em canaviais para recuperar o solo cultivado, aumentar a produtividade e proporcionar longevidade. Leia abaixo!

Preparo convencional do solo

Uma área em que há a necessidade de recuperação química em profundidade, é recomendado que seja preparada utilizando sistema convencional, ou seja, com a utilização de arado, a fim de incorporar adubos e corretivos em profundidade no solo.

A utilização de subsolador pode ser recomendada em áreas em que o solo se encontra compactado que dificulta o movimento e disponibilidade de água e nutrientes para as plantas.

O sistema convencional pode ainda ser utilizado para controle de ervas daninhas de difícil erradicação por meio da incorporação delas no solo.

Plantio direto do solo

Em áreas de canaviais sem problemas severos de degradação do solo ou com reduzida restrição química e física, o produtor pode optar pela adoção do preparo reduzido do solo ou plantio direto.

Essa prática visa manter a palhada no solo, redução no tráfego de máquinas e implementos e revolvimento mínimo.

Rotação de cultura com plantas leguminosas

A adubação verde na reforma dos canaviais é indicada para obtenção de uma cobertura superficial, que visa manter ou melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

As leguminosas são recomendadas pois possuem elevada capacidade de fixar N atmosférico e incorporar matéria orgânica no solo.

Dentre as variedades de leguminosas utilizadas na renovação dos canaviais podemos destacar a Crotalaria juncea, amendoim e soja.

A cultura do amendoim é bastante utilizada na renovação dos canaviais. As plantas possuem o sistema radicular bem desenvolvido e se adaptam a vários tipos de solo, possuindo baixa exigência em fertilidade.

O cultivo de espécies de ciclo curto em áreas de renovação da cana-de-açúcar possibilita ao produtor vantagens agronômicas assim como vantagens financeiras, pelo cultivo de uma nova espécie na área. 

Eliminação da queima da palhada

A presença de palhada promove acúmulo de matéria orgânica e redução da amplitude térmica proporcionando maior conteúdo de água no solo.

O manejo do solo, sem a queima da palha, melhora o nível de conservação do solo.

 

Implantação do manejo do solo

A implantação do manejo do solo deve levar em consideração a relação custo/benefício, a qual tem que ser favorável para o agricultor, com melhoria na produtividade e longevidade dos canaviais, além da manutenção e aprimoramento do potencial produtivo do solo.

Solo na Cultura da Cana-de-Açúcar

Sendo assim, o sistema de preparo de solo a ser escolhido deve ser realizado após criteriosa avaliação das condições existentes.

 

Conclusão

O manejo do solo influencia o desenvolvimento radicular das plantas por afetar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

No entanto, a adoção de práticas de manejo inadequadas provoca a degradação do solo e redução do seu potencial produtivo.

Neste artigo, são citadas algumas técnicas utilizadas para a recuperação do solo cultivado com canaviais, visando a produtividade da cultura e aumento da qualidade do solo.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Tamires Teles de Souza
Tamires Teles de Souza
Sou Engenheira Agrônoma formada pelo IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes, Mestre em Ciências pela ESALQ/USP e doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.