Controle Financeiro Agrícola na produção de cana-de-açúcar

Publicado em 01/09/2020

O controle financeiro da produção de cana-de-açúcar é fundamental para a produtividade e até mesmo a expansão da lavoura.

primeiro levantamento da safra 2020/21 de cana-de-açúcar divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma colheita de 630,7 milhões de toneladas de cana, volume que aponta para uma diminuição de 1,9% com referência à safra 2019/20.

Em um cenário assim, conhecer os custos da fazenda e saber as áreas de maior produtividade pode ser o que vai proteger os bons resultados da safra.

Neste artigo, daremos dicas importantes para ajudar a sua fazenda nessa tarefa. Confira!

Controle Financeiro na Cana

Controle financeiro: tão importante quanto a própria produção da cana

O produtor rural está acostumado com a lida no campo, como acordar cedo e ir para a lavoura antes do amanhecer.

Com o crescimento do agronegócio e especialmente na produção cana, uma das culturas brasileiras de maior destaque no mercado mundial, cresceu também a necessidade da profissionalização do negócio.

Diante dessa nova realidade, tão importante quanto o que se produz na lavoura de cana, é o seu controle financeiro.

Ao contrário das culturas de milho e soja, que precisam de poucos meses entre o plantio e a colheita, na cana-de-açúcar o investimento é de longo prazo. Até o primeiro corte são cerca de 1 ano e meio e o ciclo total pode durar até cinco anos.

Por isso, o investimento requer controle financeiro apurado. É fundamental que o produtor tenha uma boa administração de riscos de preços, de custos e de produção.

Uma gestão financeira eficaz permite que o produtor entenda quais são os custos que impactam sua atividade e compreenda melhor como está sua produção.

 

Use um software de gestão agrícola e facilite o controle financeiro de sua lavoura de cana-de-açúcar

A complexidade técnica da parte financeira da fazenda pode preocupar e até assustar alguns produtores rurais, mas é essencial que essa gestão seja realizada de forma mais profissional possível, pois é vital para o sucesso do negócio.

Nesse sentido, o investimento em um software de gestão agrícola específico para fazendas é uma excelente opção para o controle financeiro na produção de cana-de-açúcar.

O CHBAGRO foi estruturado com base em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, além de conectar as áreas operacional e administrativa de sua propriedade, resultando em um controle financeiro eficiente.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Por exemplo, quando você lança uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona um insumo em seu estoque.

Na medida em que o operador agrícola aplica estes insumos em sua lavoura de cana-de-açúcar, o CHBAGRO realiza todos os cálculos necessários para lhe informar quanto, de fato, custou cada fazenda e talhão.

Vale lembrar sobre a importância de compreender quais os custos de produção e como as alterações no seu orçamento podem impactar a eficiência da sua produção de cana-de-açúcar.

Com a ferramenta tecnológica apropriada, o gestor tem a possibilidade de reduzir custos e, ao mesmo tempo, garantir que não faltará dinheiro antes da colheita e, no final, além de pagar o investimento, maximizar os lucros da safra.

Software para Cana

A importância do fluxo de caixa na gestão do seu negócio

O fluxo de caixa é o fator mais importante no controle financeiro de qualquer cultura, ainda mais no caso da cana-de-açúcar que, como dito anteriormente, é um investimento de longo prazo.

É por meio do fluxo de caixa que o gestor consegue observar detalhadamente os valores, em dinheiro, que entraram e saíram durante todo o processo de produção da cana-de-açúcar, auxiliando nas tomadas de decisão relativas a compras e investimentos de insumos, por exemplo.

Se você ainda não tem um fluxo de caixa organizado, o primeiro passo é reunir todas as informações relativas a safra de cana-de-açúcar como a compra de insumos e salários dos profissionais envolvidos em todo o processo produtivo. 

Para economizar espaço e facilitar o acesso as notas, é interessante digitalizá-las e armazená-las em nuvem com o uso de um software de gestão agrícola

Lembre-se: manter o fluxo de caixa sempre atualizado permite que você acompanhe a situação da sua produção a qualquer tempo.

 

Controle financeiro para tomada de decisão

O controle financeiro da produção de cana-de-açúcar permite a visualização dos processos que precisam e podem ser melhorados. Desse modo, é mais fácil planejar estratégias que minimizem os gastos e potencializem os lucros da produção.

Outro ponto positivo em gerenciar as finanças, é na hora da tomada de decisão. As contas atualizadas permitem que o gestor avalie melhor o cenário e tome decisões certeiras, que só irão beneficiar o negócio.

Um software de gestão agrícola permite um controle financeiro eficaz, além de facilitar o acesso a todo o histórico de informações na hora de visualizar quais os processos que estão gerando mais custos e quais os que podem receber investimento e gerar mais lucro para a fazenda.

Controle Financeiro de Usinas

Conclusão

Neste artigo abordamos a importância do controle financeiro na produção de cana-de-açúcar para o sucesso da safra na sua fazenda.

Vale lembrar para que esse controle seja mais eficiente, é necessário que todo o planejamento da gestão financeira seja feito por meio dos registros de todas as informações da propriedade rural, incluindo as despesas e os lucros potenciais.

O software agrícola específico para fazendas CHBAGRO pode te ajudar nessa tarefa, permitindo que o controle financeiro tenha as informações essenciais para que você tome as decisões que vão aumentar não somente seus lucros, mas também a competitividade do seu negócio.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Sandra Mastrogiacomo
Sandra Mastrogiacomo
Sou jornalista, especializada em marketing digital e trabalho há¡ 11 anos na editoria de Agronegócio.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.