Controle financeiro na lavoura: Como e porque fazer

Publicado em 14/09/2020 | Atualizado em 31/03/2021

Todo produtor rural sabe que o sucesso de qualquer negócio agrícola está ligado à capacidade de seus gestores em fazer o correto controle financeiro da lavoura, da produção e de todos os fatores envolvidos na atividade.

Na sua propriedade, controlar gastos e despesas é fator extremamente importante para o sucesso financeiro de sua propriedade.

Afinal, se você não sabe quanto gastou, como vai saber quanto ganhou?

Somente com um controle financeiro muito bem realizado que conseguiremos fazer com que boas colheitas tragam os lucros esperados.

Controle Financeiro de Fazendas

Mas você sabe como e porquê fazer o controle de despesas da sua lavoura por dia, mês e safra? Acompanhe o artigo e descubra.

 

Quais são as despesas principais na condução da sua lavoura?

Todo negócio tem uma série de custos, despesas e investimentos que são comuns e inerentes a esse negócio de forma específica.

Na atividade agrícola, as principais despesas do produtor rural se concentram na compra de insumos, aquisição e manutenção de máquinas, folha de pagamento dos funcionários, investimento em tecnologias, entre outros.

Mas para melhor controle financeiro da atividade agrícola é preciso calcular custos fixos e variáveis.

Os custos fixos são representados pelo pagamento dos funcionários fixos da fazenda, materiais de almoxarifado e secretaria, entre outros. Já os custos variáveis são caracterizados pelos funcionários contratados apenas no momento da colheita, seguros, armazenagem, etc.

Somente com esse conhecimento você saberá quais são suas despesas mais importantes e onde é possível economizar, sem comprometer a eficácia do negócio rural.

Por isso, ter um controle de todas as despesas, fixas e variáveis, é fundamental para garantir uma maior eficiência financeira da propriedade, ajudando o gestor a conter custos desnecessários.

 

Dicas para um controle financeiro mais eficaz da lavoura

Você quer ter um controle financeiro da sua lavoura por dia, mês ou por safra que seja eficaz e traga melhores resultados financeiros ao seu negócio? Então vale seguir algumas dicas bastante importantes.

1. Tenha todas as despesas sob controle

Se você nunca fez o controle de suas despesas é impossível saber se você está tendo lucro ou não, nem o quanto de lucro (ou prejuízo) seu negócio está gerando. Portanto, se você nunca vez o controle de duas despesas, vamos ajuda-lo!

O ponto central é: seja extremamente organizado e considere tudo na hora de organizar suas despesas!

Portanto, conheça suas despesas em detalhes (quanto mais, melhor) desde impostos e salários, até a manutenção de máquinas e compra de insumos.

A ideia é conhecer as finanças de sua propriedade da forma mais detalhada possível. Só assim você poderá tomar decisões conscientes para guiar o futuro de suas lavouras e da sua empresa.

2. Aproveite a entressafra para organizar as contas

Se você atua diretamente na condução das operações de plantio e de colheita, certamente você estará no campo quase que diariamente, assim, naturalmente o controle financeiro tende a ficar em segundo plano em algumas ocasiões.

Por isso, a melhor época para fazer o planejamento e controle financeiro e colocar as contas e despesas da atividade em ordem é a entressafra.

Esse período deve ser usado de forma produtiva! Feche o balanço (receitas e despesas) da safra anterior e já faça todo o planejamento financeiro e operacional da próxima safra.

Arrume todo o seu estoque, dê manutenção ao maquinário e planeje as operações de forma detalhada, com as despesas que serão necessárias.

3. Identifique os desperdícios na lavoura

Ter o real conhecimento dos custos da produção agrícola também são fatores que ajudam a identificar focos de desperdício na lavoura e ter um melhor controle financeiro da atividade.

Com uma análise detalhada do que é gasto, você irá conseguir entender que tudo o que gera gasto é um desperdício para os cofres da fazenda.

Dessa forma, é importante verificar quais são as despesas mais importantes para a operação e as que podem ser evitadas, ou seja, que são gastos.

Com isso, você terá a capacidade de encontrar desperdícios, como a compra excessiva de defensivos agrícolas ou o alto custo de manutenção de um equipamento importado.

Quando esses gastos são encontrados e eliminados, você irá aumentar a eficácia financeira do negócio.

4. Tenha um melhor fluxo de caixa da sua fazenda

Para controlar os gastos e despesas da sua lavoura você deve sempre olhar para o fluxo de caixa, alimentando-os com as informações necessárias. Isso deve ocorrer em todas as etapas da produção, seja por dia, mês ou por safra. 

Neste fluxo de caixa estão todas as entradas e saídas de recursos financeiros da sua empresa rural. Com isso, você conseguirá ter um maior controle e planejamento financeiro da sua fazenda.

A partir do fluxo de caixa, você conseguirá criar relatórios que mostram como vai a saúde financeira do empreendimento dia após dia. Isso dá a possibilidade de você definir metas de curto, médio e longo prazo, sempre considerando a importância da questão financeira do negócio.

Software Agrícola

Quer ter melhor controle financeiro da lavoura? Modernize sua gestão agrícola!

Na atividade rural, não é raro ver produtores rurais que ainda são resistentes à adoção de tecnologias para a fazenda. Por outro lado, outros produtores já têm certeza que investimentos em tecnologia trazem excelentes resultados à fazenda.

Neste cenário, saem na frente os produtores rurais que, pensando no melhor controle financeiro da atividade, investem em softwares e aplicativos de gestão agrícola e têm tido maior facilidade no controle dos custos e despesas da fazenda, facilitando a vida de todos.

Mais do que coletar e armazenar dados da produção diária, os softwares de gestão permitem a realização de análises de uma grande variedade de dados, tudo de forma automática e personalizada à realidade do seu agronegócio a ponto de facilitar a sua tomada de decisão.

Neste cenário, para uma gestão eficiente de despesas por dia, mês e safra da sua lavoura é importante o uso de um software de gestão agrícola que seja específico para fazendas.

Este é o caso do CHBAGRO, baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil conectando as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em um controle financeiro eficiente.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Quando você lança uma nota fiscal de compra, por exemplo, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona o insumo adquirido em seu estoque.

Na medida em que o operador agrícola aplica este insumo na lavoura, o CHBAGRO automaticamente realiza todos os cálculos necessários para lhe informar quanto, de fato, custou cada fazenda e talhão.

 

Conclusão

Na atualidade é mais do que fundamental fazer o devido controle financeiro de qualquer lavoura. Por isso, adotar planilhas de gastos e despesas agrícolas é uma ferramenta essencial que vai auxiliar o produtor a controlar gastos e despesas da propriedade.

Mas, para não errar, é necessário ter muita organização com um fluxo de caixa bem realizado e com o máximo de informações e dados.

Por fim, o uso de softwares de gestão são grandes aliados da sua fazenda, pois permitem que você consiga lidar com muitos dados de forma automatizada e de mais fácil visualização!

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Diego Cruz
Diego Cruz
Sou Zootecnista (FZEA/USP) e mestre em produção animal sustentável pelo Instituto de Zootecnia. Atualmente sou produtor de conteúdo para a internet.

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.