Dia do Agricultor: Uma data que merece ser comemorada

Publicado em 28/07/2021

Um dos dias mais representativos para o agronegócio brasileiro chegou! Estamos falando do dia do agricultor, comemorado hoje, dia 28 de julho.

A data, instituída em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, foi criada para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, pelo imperador D. Pedro II. Desde então, muita coisa mudou e para melhor.

Hoje a agricultura que conhecemos é muito mais tecnológica, produtiva e eficiente a ponto de fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, desde o café preto ao acordar até o chazinho antes de dormir.

E o grande responsável por conduzir essa agricultura é o agricultor, que, mesmo diante de muitas dificuldades e desafios, produz o alimento que chega na mesa de cada cidadão do Brasil.

Dia do Agricultor

Por isso, o dia 28 de julho é sim uma data a se comemorar!

Se você quer saber mais sobre a importância dessa data, acompanhe nosso artigo!

 

A história por trás do dia do agricultor

Em 28 de julho de 1860, o até então imperador do Brasil, Dom Pedro II, criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Já no início da década de 30, depois de variadas mudanças de nomenclatura, a Pasta passou a se chamar em definitivo de Ministério da Agricultura.

Em 1960, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil na época, instituiu o dia 28 de julho como Dia do Agricultor, sancionando o Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960.

Kubitschek definiu essa data para homenagear o centenário da fundação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II. Nessa época, o presidente disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”.

Se ele dissesse isso hoje ele ainda estaria certo, afinal, 60 anos depois, essa frase ainda representa muito bem a importância da produção agropecuária para o país.

 

Agricultor: o profissional do campo que ajuda o país a progredir

A agricultura se faz presente em praticamente todas as atividades do dia-a-dia, sobretudo do brasileiro, mas, muitas vezes, as pessoas desconhecem ou deixam passar sua enorme importância.

Grande parte dos alimentos que está em sua mesa, mesmo que você não acredite, passou pelas mãos de um agricultor. Foi ele que cultivou os grãos, as frutas, as sementes e as hortaliças que você consumiu no café da manhã ou seu jantar.

E a pizza e o lanche do final de semana? Certamente tiveram a participação de agricultores.

Mas não é só isso! Além de produzir alimentos, sua especialidade, agricultores também são responsáveis por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia-a-dia.

O papel, a borracha e o lápis utilizados em escritórios e escolas de todo o país só estavam disponíveis porque algum agricultor trabalhou arduamente plantando e fazendo o manejo de árvores, como eucalipto e pinus.

Roupas de algodão? Móveis de madeira? Etanol do carro? Todos esses produtos que usamos frequentemente têm maior ou menor ligação com o agricultor.

Tudo isso coloca a agricultura como uma das principais fontes de capital para o Brasil. Dados da Confederação Nacional da Agricultura indicam que em 2019 a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro.

Portanto, imagine se os agricultores resolvem não ir trabalhar hoje!?

A economia correria grandes riscos. E é exatamente isso que está sendo evitado durante a pandemia do novo coronavírus, a economia nacional só não colapsou porque o agricultor acordou cedinho para ir trabalhar e produzir o que chega a todos nós!

 

Porque devemos comemorar essa data?

Por si só, as razões anteriormente citadas já provam que o dia do agricultor é sim uma data a ser comemorada. Mas, há outros motivos que fazem essa data ser ainda mais festejada.

Agricultor

Esses motivos passam pelos ganhos econômicos que o setor agrícola vem tendo safra após safra e pelo investimento em sustentabilidade, tecnologia e gestão agrícola. Veja mais sobre esses motivos:

1. A agricultura brasileira é um excelente mercado exportador

Já falamos da participação do agronegócio no PIB do Brasil. Mas os benefícios econômicos vão além, principalmente com o potencial exportador da nossa agricultura.

Os números provam isso mais uma vez. Em 2020, o setor exportou o equivalente a US$ 101 bilhões. Segundo o Cepea, o volume cresceu 10% de 2019 para 2020 e o faturamento 4%.

A tendência é que, mesmo com a atual crise sanitária e econômica, a exportação do agronegócio continue crescendo.

Apenas no primeiro semestre de 2021, segundo o Ipea, as exportações do setor cresceram 20,9%.

Assim, quando o assunto é alimentar o mundo, o agricultor brasileiro tem muito a comemorar!

2. Temos supremacia mundial na produção de grãos

Os números da agricultura colocam o Brasil no topo do mundo quando o assunto é a produção de grãos! O maior exemplo é a soja brasileira. O agricultor brasileiro é o maior produtor deste grão no planeta, com produção quase 17% maior que a dos Estados Unidos segundo a Embrapa.

A modo de comparação, vemos que a área de soja plantada no Brasil é pouco maior que o tamanho do Estado de São Paulo, semeando algo próximo a 38,502 milhões de hectares na safra 2020/2021.

3. Geração de empregos: mais de 15 milhões de pessoas ocupadas

Segundo informações oficiais do Censo Agropecuário 2017, neste ano existiam 15,1 milhões de pessoas ocupadas nos estabelecimentos agropecuários. Destes, a agricultura familiar representa cerca de 10,1 milhões, ou 67% da mão de obra dos estabelecimentos agropecuários.

Porém, os empregos que dependem do agro vão além, afinal o agricultor gera emprego não apenas em sua lavoura, mas em toda cadeia produtiva.

Desde o funcionário de uma fábrica de roupas a uma startup de tecnologia, o agronegócio proporciona crescimento econômico para toda a cadeia.

Viu como o agricultor é importante? Tudo começa com ele!

4. Respeito a natureza e produção sustentável

Todo agricultor tem ciência que ele depende da terra e da água para produzir mais, melhor e para sempre.

E muito se engana quem pensa que é o próprio agricultor que prejudica a terra. Muito pelo contrário, é da terra que ele tira o sustento próprio e o de sua família e é claro que ele não tem nenhuma intenção de danificar o solo ou poluir a água.

Assim, é cada vez maior o número de agricultores que se preocupam com práticas sustentáveis do solo, sempre com o objetivo de cuidar da terra para que a mesma seja viável para as futuras gerações.

O agricultor prioriza a sustentabilidade e o dia 28 de julho é para comemorar isso também.

5. O agricultor nunca está parado, querendo melhorar sempre!

A realidade do agricultor é marcada por rápidas mudanças.

As pesquisas dentro do setor trazem soluções para o modo de produzir, a tecnologia maximiza a produtividade e reduz impactos. O agricultor tem o esforço diário para caminhar junto à inovação tecnológica e à sustentabilidade.

Neste cenário, o agricultor pode comemorar, pois vem, ano após ano, reconhecendo a importância da gestão e da profissionalização do seu negócio.

Software Agrícola

Isso vem sendo possível graças a uma visão mais estratégica do negócio e ao investimento em modernas ferramentas gerenciais, tais quais os softwares de gestão.

Esse tipo de sistema ajuda cada agricultor a controlar sua produção, identificar possíveis problemas e a extrair o melhor de suas máquinas e de sua safra.

Agricultores não gostam de ficar parados, eles adora aprender, inovar e se profissionalizar e esses são excelentes motivos para comemorar o dia do agricultor!

Mas, se você acha que ainda não tem muitos motivos para comemorar, pois não gerencia sua lavoura de uma forma mais profissional, chegou a hora de conhecer o CHBAGRO.

Se você quer ter uma gestão mais eficiente do seu negócio o CHBAGRO é a sua escolha. Essa plataforma de gestão é baseada em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil e vai conectar as áreas operacional e administrativa de sua fazenda, resultando em um controle geral muito mais eficiente.


Conclusão

Muito além do alimento, os agricultores alavancam a economia do país mesmo durante a crise, produzem alimentos com qualidade e sustentabilidade e investem em tecnologia para produzir mais e melhor.

Além de ser um grande gerador de renda e de empregos, o agricultor não gosta de ficar parado. Ele quer aprender, inovar e superar desafios todo dia, tendo na profissionalização da atividade seu maior propósito.

Por isso, se você é agricultor, tem todos os motivos para celebrar este dia 28 de julho. Mas se você não é um produtor rural, use essa data para agradecer a todos os agricultores!


---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Diego Cruz
Diego Cruz
Sou Zootecnista (FZEA/USP) e mestre em produção animal sustentável pelo Instituto de Zootecnia. Atualmente sou produtor de conteúdo para a internet.

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.