Disponibilidade de Nutrientes no Solo para a Cana-de-Açúcar

Publicado em 22/11/2021

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

A disponibilidade de nutrientes via solo para as plantas, especificamente para a cana-de-açúcar, é um dos fatores que irá garantir a o crescimento e desenvolvimento das plantas e, consequentemente, a produtividade.

Diante disso, diversos aspectos do solo devem ser levados em consideração para adotar o manejo adequado para cada condição de cultivo.

Sabendo que os nutrientes, juntamente com a água, compõem a solução do solo e que esta será absorvida pelo sistema radicular das plantas, é importante destacar que as raízes não devem encontrar dificuldade e impedimentos físicos ou químicos para crescer e explorar o maior volume de solo possível.

Nutrição do Solo para Cana-de-Açúcar

Durante a instalação do canavial, a adubação é feita no sulco de plantio e em cobertura antes do fechamento do canavial.

Os nutrientes, no entanto, devem estar em quantidade e disponibilidade adequadas para as raízes para que a planta consiga atender sua exigência nutricional.

Continue a leitura e confira informações importantes para que você possa obter a nutrição correta no seu canavial!


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Importância dos Nutrientes para a Fertilidade do Solo

Os nutrientes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas e são divididos em macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio, magnésio) e micronutrientes (boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, níquel e zinco).

A ausência ou baixa disponibilidade de qualquer um destes nutrientes impede que funções metabólicas essenciais na planta sejam completas, prejudicando seu crescimento, desenvolvimento e produtividade.

Os nutrientes são disponibilizados para as plantas pelo solo, via fertilizantes ou por fixação biológica, no caso do nitrogênio.

Além disso, é importante destacar o papel desempenhado pelo solo como reservatório de água para as plantas, visto que a absorção dos nutrientes depende da presença e da disponibilidade de água.

Os nutrientes presentes no solo, juntamente com a água, compõem a solução do solo. É a solução do solo que é absorvida pelas plantas para que estas completem seus processos vitais.

É importante destacar que para uma fertilidade ideal do solo no cultivo agrícola é necessário quantidades adequadas dos elementos essenciais e também que estes estejam em uma forma e localização disponíveis para absorção pelas plantas.

Nutrição do Solo para Cana-de-Açúcar

Os íons nutrientes podem ser transportados por meio da solução ou adsorvidos às partículas minerais e/ou orgânicas do solo.

Desse modo, há uma interação complexa e dinâmica entre química e física de solo, que resultam em diferentes disponibilidades de nutrientes e eficiência de uso de fertilizantes de acordo com o tipo de solo e manejo do sistema.

Sabendo que os nutrientes saem da solução do solo são absorvidos pelas raízes e chegam até a parte aérea da planta, pode-se dizer que disponibilidade de nutrientes para as plantas e as propriedades físicas do solo estão diretamente relacionadas com o tipo de manejo adotado, o qual, deve ser eficiente para o sistema de produção, a fim de alcançar produtividades compensadoras.

As práticas de manejo podem interferir nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, como a estrutura do solo, com a formação e preservação de bioporos, que são importantes para o desenvolvimento das raízes das plantas, o movimento da água e o transporte de nutrientes no solo.

 

Manejo de Nutrientes para o Cultivo da Cana-de-Açúcar

A exigência nutricional da cana-de-açúcar depende da produtividade esperada e do ciclo de cultivo. De modo geral, a cana extrai mais nutrientes na cana-planta.

Para saber mais sobre a adubação da cana-de açúcar clique aqui.

A cana-de-açúcar é bastante exigente em nitrogênio e o pico de demanda desse nutriente ocorre durante o perfilhamento e máximo crescimento.

Para obtenção de plantas bem nutridas e sadias, recomenda-se que o produtor se atente para as reservas de nutriente no solo, a disponibilidade hídrica do solo, no estágio de crescimento das plantas e na adoção de cultivo de leguminosas na entressafra para a ocorrência de fixação biológica.

A adubação de plantio com potássio e fósforo da cana-de-açúcar é feita no sulco e de acordo com a análise de solo.

A maioria do potássio é alocado nos colmos e o pico de demanda de potássio ocorre durante a fase de máximo crescimento.

Já o fósforo é exigido no início de desenvolvimento das plantas para assegurar um adequado crescimento de raízes e para estimular perfilhamento.

A adubação com micronutrientes da cana-de-açúcar é feita com base na diagnose foliar, na análise de solo e no histórico da área.

A disponibilidade de micronutrientes, no entanto, depende de vários fatores que podem diminuir a eficiência de aproveitamento pelas plantas. Isso ressalta a importância de se fornecer micronutrientes de maneira com que as plantas consigam aproveitá-los eficientemente.

Por isso, é fundamental conhecer o método de aplicação mais adequado para cada um deles.

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, que permanece várias safras no campo, portanto, seu sistema radicular se desenvolve em maior profundidade e pode explorar grande volume de solo.

Disponibilidade de Nutrientes para Cana-de-Açúcar

Para garantir um bom desenvolvimento radicular da cana é preciso se atentar ao pH, à saturação por bases, saturação por alumínio e teores de cálcio nas camadas mais profundas do solo. Esses fatores são interligados com a produtividade esperada da cultura.

Em solos de baixa fertilidade e com menor disponibilidade hídrica há restrição do desenvolvimento radicular das plantas e consequentemente há um menor volume de solo explorado pelas raízes.

Portanto, em uma situação de solo com baixos teores de nutrientes, tanto na superfície como na subsuperfície, a produtividade é reduzida e as plantas são deficientes e susceptíveis ao ataque de pragas e doenças, além das variações climáticas.

 

Perda de Nutrientes no Solo

Os nutrientes são perdidos no solo de diferentes maneiras, o produtor deve estar atento a isso.

As principais perdas de nutrientes no solo são:

  • Lixiviação;
  • Erosão;
  • Fixação;
  • Queima da palhada.

Diante disso, algumas recomendações úteis devem ser levadas em consideração, para isso o produtor deve responder as seguintes questões:

  • O que aplicar?
  • Quanto aplicar?
  • Quando aplicar?
  • Como aplicar?

Para tanto, recomenda-se:

  • Realizar análise de solo representativa da área;
  • Realizar uma adequada correção do solo;
  • Realizar uma caracterização do tipo de solo do local;
  • Adotar o manejo correto, de acordo com as características do local e do solo.

O manejo nutricional da cana-de-açúcar compreende várias etapas, tendo início com a amostragem e análise de solo, práticas corretivas necessárias, principalmente a aplicação de calcário e adubação mineral e, por fim, a aplicação de micronutrientes.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusão

O papel desempenhado pelo solo, como reservatório de água para as plantas, é crucial para os sistemas de produção, assim como a disponibilidade e absorção do nutriente pelas plantas depende da disponibilidade de água no solo e do manejo correto adotado.

O conhecimento do local e do solo em que será produzido é fundamental para boas produtividades e adoção do manejo correto na área.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Tamires Teles de Souza
Tamires Teles de Souza
Sou Engenheira Agrônoma formada pelo IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes, Mestre em Ciências pela ESALQ/USP e doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.