Estratégias para evitar a compactação do solo em canaviais

Publicado em 26/03/2021

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

Todo produtor de cana sabe que a compactação do solo influencia no crescimento e desenvolvimento das plantas.

O Brasil se destaca no cultivo da cana-de-açúcar e isso se dá devido a ampla área agrícola plantada com a cultura e pela elevada produção de etanol e açúcar.

Atualmente, os sistemas de produção da cana-de-açúcar vêm se tornando cada mais tecnificados, com a adoção de práticas inovadoras e de máquinas e implementos.

Contudo, nos sistemas altamente mecanizados, nos quais o tráfego de máquinas é intenso, frequentemente ocorre a compactação do solo.

Solo na Cana-de-Açúcar

É preciso que o produtor esteja atento ao manejo do solo para evitar a compactação do solo, garantindo um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento da cana e evitando possíveis perdas de produtividade.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


A Importância do Solo na Cana-de-Açúcar

O solo é o ambiente de sobrevivência das plantas.

É do espaço poroso do solo que elas retiram o seu “alimento” – os nutrientes, “bebem” sua água e é nele que têm o suporte físico para crescer e se desenvolver.

Um solo ideal para o cultivo da cana-de-açúcar, no entanto, não deve possuir impedimentos químicos, físicos (compactação) e deve ser livre de pragas e nematoides.

Para garantir que as plantas explorem maior volume de solo e tenham maior capacidade de absorção de água e nutrientes, o solo deve dispor de condições favoráveis, ou seja, suas propriedades químicas, físicas e biológicas devem ser adequadas para proporcionar o bom desenvolvimento radicular das plantas.

Nesse sentido, a compactação do solo é uma grande vilã, que muitas vezes passa desapercebida no sistema produtivo.

A compactação do solo é um dos principais processos de degradação dos solos agrícolas e ocasiona diversos problemas, pois provoca um impedimento físico para as raízes das plantas o que inibe a absorção de água e nutrientes pelas mesmas, comprometendo o potencial produtivo da lavoura.

Solo na Cana-de-Açúcar

Mas o que é um solo compactado? Vamos entender melhor...

A densidade do solo é definida como a massa de solo seco por unidade de volume, isso inclui tanto as partículas sólidas como o seu espaço poroso. A compactação aumenta a densidade do solo, reduzindo seu espaço poroso.

Podemos dizer então que qualquer fator que influencie no espaço poroso afeta a densidade do solo.

Solos compactados, ou seja, com altos valores de densidade, podem inibir o crescimento do sistema radicular das plantas devido, principalmente, à resistência à penetração, falta de aeração e redução dos fluxos de água e de nutrientes.

De forma simplista, isso quer dizer que mesmo com todo o volume de solo disponível para ser explorado, as plantas comportam-se como se estivessem em um vaso, pois as raízes não conseguem se espalhar e “aproveitar” o solo, ficando restritas próximas a planta.

À medida que se aprofunda no perfil de solo, a densidade do solo tende a aumentar e isso ocorre devido:

  • Ao menor teor de matéria orgânica;
  • Menos raízes;
  • Compactação nas camadas superiores.

Quando compactado, o solo tem redução de macroporos, que são responsáveis pela condução da água e areação do solo, o que provoca sérios problemas ao desenvolvimento das plantas.

 

Principais Causas da Compactação dos Solos nos Canaviais

De modo geral, a compactação dos solos nos canaviais ocorre devido, principalmente, à colheita mecanizada, e isso se agrava em função do conteúdo de água no solo.

A intensa utilização de máquinas e implementos agrícolas provoca a compactação devido à grande carga sobre o solo proporcionada pelo rodado e ao não revolvimento do solo.

Colheita da Cana-de-Açúcar

Cabe destacar que, dentre os componentes de manejo dos canaviais, o preparo do solo é a atividade que possui maior influência nas propriedades físicas do solo, já que altera a estrutura.

Assim, um bom preparo inicial do solo pode influenciar positivamente na longevidade dos canaviais, contudo, se não for bem efetuado, pode agir de forma negativa.

 

Estratégias Utilizadas para Evitar a Compactação do Solo em Canaviais

O preparo inicial e a descompactação do solo são fundamentais para o sucesso da lavoura de cana-de-açúcar. Assim, podemos destacar alguns pontos importantes a serem considerados como estratégias para evitar a compactação do solo.

  • O preparo inicial do solo e o aprofundamento do sistema radicular proporcionam as plantas maior área explorada pelas suas raízes, com mais absorção de água e nutrientes, descompactando as camadas de solo e promovendo o desenvolvimento inicial da cultura. O preparo de solo para implantação do canavial é uma etapa fundamental para a longevidade da cultura.

  • A subsolagem tem-se destacado nas lavouras canavieiras para corrigir a compactação do solo pois proporciona o aprofundamento das raízes nas áreas, menor resistência à penetração e maior infiltração de água. Contudo, é uma medida paliativa.
  • Apesar do sistema de cultivo convencional ser bastante utilizado nos canaviais, várias medidas de manejo vêm sendo adotadas para a conservação do solo e aumento de produtividade. Alguns produtores relatam experiências bem-sucedidas em escala comercial com a adoção de outros processos como o plantio direto e adubação verde, com vantagens quando comparado com o sistema de preparo convencional.
  • Na colheita mecanizada é imprescindível que se tenha um planejamento adequado para a escolha do maquinário, controle do tráfego e sistema de preparo de solo para redução da compactação do solo devido as operações de corte, carregamento e transporte.

 

Conclusão

A compactação do solo exerce influência negativa no desenvolvimento e produtividade de canaviais, comprometendo a absorção de água e nutrientes pelas raízes das plantas.

A adoção de estratégias adequadas no manejo do solo proporciona condições para reduzir os prejuízos causados por esse dano físico, resultando em um aumento de produtividade e longevidade do canavial.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Tamires Teles de Souza
Tamires Teles de Souza
Sou Engenheira Agrônoma formada pelo IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes, Mestre em Ciências pela ESALQ/USP e doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.