Gesso Agrícola. Aplique e aumente sua produtividade

Publicado em 29/01/2020 | Atualizado em 29/03/2021

Você sabia que o déficit de cálcio e de enxofre, além da presença do alumínio tóxico são algumas das principais características presentes nos solos brasileiros, comprometendo a produtividade? Para melhorar isso o uso do gesso agrícola é uma recomendação comum.

gesso agricola

Quando bem utilizada, a gessagem, como é conhecida essa prática, pode elevar a produtividade das lavouras da soja, do milho e cana e até de pastagens. Porém, mesmo sendo importante, por muitas vezes, a aplicação de gesso agrícola ocorre na quantidade ou na recomendação erradas, gerando prejuízos.

Conheça então os benefícios da gessagem, suas recomendações de aplicação e como aplicar o gesso agrícola em determinada área da forma correta.

 

Gessagem na agricultura: maior produtividade em solos pobres

Em geral, os solos brasileiros possuem pouco cálcio (Ca) e enxofre (S), além de muito alumínio (Al), principalmente nas camadas mais profundas. O contrário do que se julga como necessário para maior produtividade.

Com isso, as plantas não conseguem desenvolver um sistema radicular mais profundo e que pouco explora o solo. Como consequência elas se tornam altamente suscetíveis a sofrerem stress hídrico, que resultará em baixa produtividade da lavoura.

Para resolver isso, usa-se a gessagem. A aplicação do gesso agrícola tem como principal objetivo melhorar a camada subsuperficial do solo, ajudando a melhorar o sistema radicular das plantas.

O gesso aplicado irá atuar aumentando a disponibilidade de nutrientes, principalmente cálcio e sulfato, que são nutrientes fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

 

Gesso agrícola: como ele atua no solo?

Antes de definirmos como o gesso agrícola atua nos solos, ajudando no aumento da produtividade, precisamos saber como esse composto é formado.

O gesso agrícola (CaSO4 – Sulfato de cálcio) é conhecido como um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados. Esse subproduto é obtido durante a produção de fertilizantes, processo no qual a rocha fosfática reage com o ácido sulfúrico, resultando no ácido fosfórico e que tem como co-produto o sulfato de cálcio (gesso).

A composição química do gesso agrícola é de:

  • 16% a 20% de cálcio;
  • 13% a 16% de enxofre;
  • Além de outros nutrientes como: boro, cobre, fósforo e zinco.

Além disso, o gesso funciona como um condicionador do solo. Você sabe o que é isso?

Por definição, os Condicionadores de solo são aqueles produtos que promovem a melhoria das propriedades físicas, físico-químicas ou da atividade biológica do solo. O gesso agrícola se enquadra nessa categoria, pois promove alterações químicas no solo, principalmente nas camadas subsuperficiais, favorecendo o desenvolvimento das raízes em profundidade.

 

Benefícios da aplicação de gesso agrícola no solo

Quando é feita de forma planejada, a aplicação do gesso agrícola fornece uma série de benefícios para a atividade agrícola, todos contribuindo com o aumento da produtividade. Os principais benefícios são:

  • Melhora as condições do solo, condicionando-o;
  • Fornecer Cálcio e Enxofre às plantas, além de reduzir o teor de alumínio do solo, principalmente em profundidade;
  • Ajuda a melhorar a absorção de água e de nutrientes pelas raízes mais profundas;
  • Aumento da resistência das plantas à veranicos e casos de estresse hídricos;
  • Melhora a absorção de muitos outros nutrientes pelas plantas

Alinhado a esses benefícios, espera-se que a gessagem contribua para melhorar o desenvolvimento do sistema radicular das plantas, ajudando-o a atingir áreas mais profundas do solo, como visto na imagem abaixo:

Fonte: Embrapa

Vale lembrar que o gesso agrícola não é um corretivo para a acidez do solo, além de também não modificar o pH do solo, sendo essas ações conseguidas por meio da calagem. Assim, a aplicação do gesso pode ser feita junto com o calcário em área total, mas nunca poderá substitui-lo.

Importante citar também que o gesso não precisa ser incorporado, pois é bastante móvel no solo.

 

Quando aplicar o gesso agrícola na minha propriedade?

A aplicação do gesso agrícola deve ser realizada sempre mediante alguns cuidados prévios, tendo na análise de solo um fator de suma importância. A análise do solo será fundamental para determinar a quantidade de gesso agrícola a ser aplicada.

Essa análise deve ser feita por amostragem em subsuperfície, numa profundidade de 20-40 cm. A amostragem dessa profundidade torna-se importante porque a gessagem atua nas camadas do solo abaixo de 20 centímetros de profundidade.

Após essa amostragem é importante identificar a profundidade de cada amostra a ser enviada para análise, que deve ser realizada por um laboratório de confiança.

Com a análise em mãos será possível saber, com o auxílio de um agrônomo, se determinada área necessita ou não de gessagem.

Características do solo que indicam necessidade do gesso

Quando na análise o solo apresentar algumas características, há grande possibilidade que a aplicação do gesso agrícola seja responsável por ajudar no aumento da produtividade. Essas características são:

  • Cálcio menor que 0,5 cmolc/dm3;
  • Alumínio maior que 0,5 cmolc/dm3;
  • Saturação por alumínio maior que 20%;
  • Saturação por bases (V%) menor que 35%.

Outra recomendação para uso do gesso agrícola pode se basear também na textura do solo, conforme mostrado na tabela a seguir.

Tabela Necessidade do Gesso
Fonte: Adaptado CFSEMG (1999)

Assim, caso o solo tenha uma ou mais dessas características, a gessagem será uma boa recomendação e, mesmo que isso represente um custo a mais no início da safra, a garantia de uma produtividade melhor compensará o custo de produção.

 

Cálculo da gessagem: São utilizadas 2 fórmulas

Para o cálculo da gessagem podem ser utilizadas duas fórmulas:

NG (kg/ha) = 0,30 x Necessidade de Calcário (NC) recomendada para o solo

Lembrando que para essa fórmula, devemos utilizar a NC recomendada para a camada de 20-40 cm.

QG = NG x (SC/100) x (PF/20)

Onde:

QG = quantidade de gesso em t/ha;

NG = necessidade de gessagem em t/ha, obtido com a fórmula anterior;

SC = superfície coberta pelo gesso em %. Se for área total, deve-se utilizar SC = 100% e para aplicação em faixas, caso do café, usa-se SC = 75%;

PF = espessura da camada onde o gesso deverá agir, em cm. Para camada de 20 a 40, PF = 20 cm.

Para culturas anuais e perenes também podem ser utilizadas:

  • Culturas anuais a NG (kg/ha) = 50 x % argila;
  • Culturas perenes a NG (kg/ha) = 75 x % argila.

Como já vimos, a textura do solo também influencia na recomendação de aplicação do gesso, dessa forma há uma recomendação da dose de gesso a ser utilizada, tanto para culturas anuais quanto perenes, como visto na tabela a seguir:

Tabela Dosagem de Gesso
Fonte: Lobato: Rein, 2005

Mediante essas recomendações é importante lembrar que o gesso é sim fundamental para maior produtividade, mas seu uso em excesso pode prejudicar o equilíbrio do solo, podendo até ocorrer perdas de potássio e magnésio por meio da lixiviação.

 

Conclusão

Por ser de baixo custo, a gessagem é uma das estratégias do planejamento agrícola que apresentam grande importância, ajudando a melhorar a produtividade do solo.

O gesso agrícola funciona como condicionador do solo por fornecer cálcio e enxofre em profundidade, melhorando a distribuição do sistema radicular, trazendo benefícios em muitos outros sentidos.

Mas, para que essa estratégia atinja seu sucesso é essencial que seja realizada uma prévia análise do solo que indicará a necessidade de gessagem ou não, além de contribuir com o cálculo da quantidade exata de gesso aplicado na área.

Portanto, aplique o gesso na sua propriedade e veja a produtividade da sua lavoura se elevar de forma importante.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Diego Cruz
Diego Cruz
Sou Zootecnista (FZEA/USP) e mestre em produção animal sustentável pelo Instituto de Zootecnia. Atualmente sou produtor de conteúdo para a internet.

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.