Gestão de Custo Agrícola com a Soqueira de Cana-de-Açúcar

Publicado em 23/02/2022

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

Durante o ciclo da cana-de-açúcar existem muitos custos entre as várias operações necessárias para o bom desenvolvimento do canavial.

Mas não podemos só pensar apenas em planejar os custos do plantio e da colheita da cana, precisamos também planejar e analisar os custos com a soqueira, já que estamos falando de uma cultura semi-perene.

Custo Agrícola com Soqueira da Cana

Para isso, preparamos este texto falando dos custos agrícolas com a soqueira da cana para te auxiliar com a gestão de custo agrícola. Confira abaixo.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Gestão de Custo Agrícola com a Cana-de-Açúcar: Soqueira

A cana-de-açúcar é uma cultura semi-perene, ou seja, ela é cultivada por vários anos até ser renovada novamente, realizando vários cortes/colheitas até ter um novo plantio.

Como exemplo, se o seu canavial vai até o 5° corte, a soqueira é considerada do 2°até o 5° corte.

Assim, consideramos que o trato da soqueira são todas as operações do 2° até o 5° corte, como no exemplo citado, desconsiderando os custos com a colheita durante esses cortes.

Por isso, o trato da soqueira é extremamente importante para a viabilidade de um canavial.

Dessa forma, não podemos deixar de realizar um bom trato da soqueira de cana, que viabiliza aumento da produtividade, maior número de cortes e longevidade do canavial, podendo até reduzir o custo de produção com o ciclo da cultura.

E, como já discutimos, muitos custos estão envolvidos durante o ciclo da cultura, por isso, é essencial ter uma boa gestão dos custos agrícolas.

Realizar uma boa gestão de custos é importante para entender se obteve lucro com a sua empresa rural, já que o lucro ou prejuízo é resultado da receita menos os custos realizados em sua lavoura.

Por isso, realizar a gestão de custos agrícolas dos tratos culturais com a soqueira da cana é muito importante.

Em anos em que os custos com insumos têm alta, essa gestão é ainda mais importante, como ocorreu em 2021 e permanece em 2022, sendo um desafio para a cultura.

Para te ajudar a ter uma boa gestão de custos da cana-de-açúcar conheça os principais custos com operações e insumos com a soqueira.

 

Operações e Insumos do Trato da Soqueira

Existem várias operações e insumos realizados nos tratos culturais da soqueira da cana-de-açúcar, ou seja, que são atividades realizadas logo após a colheita.

Confira algumas dessas operações e insumos que fazem parte do custo agrícola do trato soca:

Para te auxiliar no planejamento dos custos com tratos culturais com a soqueira da cana, a CNA divulgou alguns valores dos principais custos da na safra 2021/2022* no Centro-Sul - valores R$/ha.

Estrutura de Custos com Cana Soca no Centro-Sul 2021/2022

Dados dos painéis do Projeto Campo Futuro até 10 de agosto de 2021.

Fonte: Projeto Campo Futuro – CNA/Senar

Falamos de alguns custos com operações e insumos que estão relacionados com a soqueira da cana.

Discutimos mais sobre os custos diretos, mas não se esqueça de contabilizar também os custos indiretos.

Custos diretos que são aqueles indispensáveis para a produção da cultura, que neste caso é a da soqueira, entre eles custos com máquinas, combustível, insumos, mão de obra, entre outros.

Já os custos indiretos são aqueles que contribuem para a produção agrícola, podendo ser, neste caso, energia elétrica, água e energia do local administrativo, entre outros.

Além de entender quais são os custos com os tratos da soqueira, você precisa ter eles muito bem registrados.

Os dados precisam ser lançados da forma mais clara possível e com qualidade, ou seja, saber onde foi realizado a operação, qual o insumo e dose, podendo registrar isso por fazenda e talhão, que vamos falar mais no próximo tópico.

 

Planejamento e Análise dos Custos com Trato da Soqueira

É muito importante realizar todo o planejamento do ciclo da cana, ou seja, do preparo, plantio, colheita e do trato da soqueira.

Realizando esse planejamento com antecedência você consegue identificar os custos com cada operação, ter oportunidades para a aquisição adiantada de insumos pode modificar alguma operação de acordo com as condições climáticas, entre outras vantagens.

No planejamento você precisa colocar todos os insumos, operações, períodos para a execução, custo com todo o trato da soqueira, entre outras informações importantes que irão te auxiliar durante a execução do trabalho.

Mas não precisamos apenas planejar os custos com a soqueira, também é extremamente importante o registro de todos os custos.

Controle do Custo Agrícola da Soqueira

Esse registro irá te auxiliar na análise dos custos agrícolas, em que você irá analisar o que foi planejado e o executado, podendo encontrar oportunidades dentro da mesma safra, como para a próxima, tendo também ajuda no planejamento dos próximos ciclos.

Não se esqueça de registrar os dados do colaborador que executou a atividade, das máquinas e equipamentos que foram utilizados, data da execução da atividade e, se possível, as condições climáticas, que podem te auxiliar em algumas análises.

Você pode fazer o registro dos custos de muitas formas, podendo ser anotados em papel de forma individual ou fazendo uma reunião de fechamento e discutindo esses dados com os colaboradores, em tablet, celular ou no computador de bordo da máquina.

Você precisa encontrar o que é melhor para a sua empresa rural.

O importante é realizar essas anotações de forma organizada e detalhada, para que os dados te auxiliem em tomadas de decisões que proporcionem uma boa gestão de custos e maximizem o lucro da sua fazenda.

Softwares agrícolas de gestão integrada pode te auxiliar tanto no registro das operações e insumos do trato da soqueira, como na análise e até no planejamento dos custos agrícolas.

O CHBAGRO é um software de gestão agrícola específico para fazendas com um gerenciamento totalmente integrado, possibilitando ter os dados de forma rápida e fácil, auxiliando na tomada de decisão do seu canavial.

CHBAGRO Manutenção de Máquinas

Conclusão

Ter uma boa gestão de custos é muito importante para cada etapa do ciclo da cana e também para os tratos culturais na soqueira.

Existem muitos custos que estão envolvidos com esses tratos da soca da cana-de-açúcar, agora que você já os conhece, realize um bom registro, análise e uma boa gestão de custos da soqueira na sua empresa rural.

Faça uma boa gestão de custo agrícola do seu canavial!

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Gressa Chinelato
Gressa Chinelato
Sou Engenheira agrônoma, mestra em Ciências/Fitopatologia (Esalq/USP) e MBA em agronegócios. Atualmente, estou cursando Doutorado no departamento de Fitopatologia na Esalq e MBA em Gestão de Projetos.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.