GPS na Agricultura: Ferramentas indicadas para sua lavoura

Publicado em 23/08/2021

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Importância do GPS na Agricultura

Com invenção dos sistemas de posicionamento globais (GPS) foi possível se localizar dentro do globo terrestre e utilizar essa tecnologia para aumentar as eficiências produtivas no agronegócio.

A liberação do sinal de GPS para uso civil no ano de 2001 permitiu que essa tecnologia começasse a ser cada vez mais popular a partir dessa data.

GPS na Agricultura

Vale lembrar que a constelação de satélites GPS é de propriedade norte-americana.

A geolocalização era utilizada apenas para fins militares. Para uso civil, os Estados Unidos embutiam um ruído proposital no sinal recebido pelos aparelhos.

Esse ruído proposital acarretava em erros no posicionamento da ordem de mais de 100m, o que dificultava a aplicação dessa tecnologia para o agronegócio.

Os tratamentos localizados dependem da utilização de sistemas de posicionamento global para realização das operações e erros na ordem de 100m dificultavam o trabalho em campo.

Com eliminação desse ruído proposital e a liberação do sinal de GPS para uso civil com melhores precisões, esses sistemas foram se popularizando cada dia mais.

Atualmente temos muitos sistemas que utilizam informações de GPS, por exemplo os aplicativos como o Waze, Google Maps, Google Earth entre diversos outros.

Aplicativos como Navegador de Campo, C7 GPS Dados, 4Farm são gratuitos e podem ser utilizados para redução de custos e otimizações na sua fazenda.

Conheça estes aplicativos e outras ferramentas que utilizam GPS na agricultura neste artigo.

 

Aplicações em Taxas Variadas

As aplicações em taxas variadas, conhecidas também como tratamentos localizados, estão cada dia mais presentes no campo.

Para realização dos tratamentos localizados o posicionamento correto em campo é vital, e isso só é possível com o auxílio de ferramentas como GPS.

Em 2001 e 2002 começaram a aparecer no mercado as primeiras empresas de consultoria agrícola voltadas para essa área de agricultura de precisão.

Tratamentos localizados atendem melhor as necessidades reais de cada m² dentro das lavouras, possibilitando uma otimização da aplicação de insumos e em alguns casos reduções de custos no campo.

 

GPS no Plantio

O GPS pode ser utilizado no plantio das culturas.

Com a utilização desse tipo de ferramenta é possível manter o paralelismo entre as linhas, semeando de forma mais eficiente dentro dos talhões das lavouras.

Plantio de Cana-de-Açúcar
Fonte: Grupo Cultivar

A utilização de ferramentas de GPS no plantio assegura:

  • Melhoria no estande semeado;
  • Garantia do melhor espaçamento entre plantas;
  • Melhoria no trabalho do operador deixando-o livre para analisar possíveis entupimentos de carrinhos e outras atividades que ocorrem junto com a semeadora;
  • Maiores produtividades.

 

GPS na Colheita

No momento da colheita, o GPS instalado nas máquinas agrícolas possibilita, além da garantia do paralelismo entre linhas de colheita, maiores rendimentos operacionais.

No monitor da colhedora já pode ser inserido o mapa de linhas a serem colhidas, o que facilita o trabalho do operador em turnos noturnos, especialmente em lavouras como a cana-de-açúcar, onde é difícil a identificação da linha de cana quando a cultura já está estabelecida no momento da colheita.

O GPS utilizado na colheita também reduz o pisoteio e o amassamento da cultura da cana, o que garante maior longevidade do canavial e maiores produtividades das canas-soca, ou seja, canaviais de segundo, terceiro, quarto, quinto e, em alguns casos, até mais cortes.

Colheita de Cana-de-Açúcar

Aplicações de GPS na Telemetria

O GPS possibilitou avanços em sistemas de telemetria no agronegócio.

Com a utilização de sensores instalados nas máquinas é possível saber a localização dessas máquinas em campo bem como todos os processos e procedimentos que estão sendo executados 24h por dia.

Ferramentas como telemetria permitem com que gestores consigam analisar o posicionamento das máquinas em tempo real no campo, assegurando possíveis correções operacionais e melhores rendimentos dos maquinários no dia a dia.

 

Softwares SIG 

Os softwares utilizados para trabalhar com ferramentas e dados em agricultura de precisão no agronegócio são conhecidos como SIG (Sistemas de Informação Geográfica).

Com dados coletados com auxílio de ferramentas em campo, como máquinas e implementos agrícolas ou até mesmo drones e satélites, é possível processar essas informações em softwares específicos para criação de mapas para intervenções localizadas em campo.

Muitos pensam que os softwares SIG são complicados de serem operados ou muito caros, porém atualmente temos softwares que são gratuitos e podem ser utilizados por qualquer pessoa, como QGIS.

Algumas informações básicas são necessárias para criação dos mapas, e dentre elas estão as coordenadas geográficas (latitude e longitude) e o atributo a ser analisado, o que pode ser desde:

  • Valores de NDVI;
  • Altimetria;
  • Dosagens de insumos a serem colocados no solo;
  • Níveis de infestação de pragas e doenças;
  • Ou centenas de outras informações em questão.
Mapa de Altimetria
Fonte: Agribase

 

Aplicativos para o Agro que usam GPS

Aplicativos para coleta de análises de solo

O aplicativo 4 Farm é excelente para criação de grades amostrais e coleta de amostras de solo utilizando o GPS de um smartphone.

APP 4 Farm
Fonte: Google Play

Com esse aplicativo é possível navegar até o ponto para coletar as análises de solo ou também georreferenciar pontos adicionais de coleta para criação dos mapas em softwares SIG.

Dessa forma, não é necessário a compra de um GPS de navegação para conseguir praticar agricultura de precisão em campo.

Os smartphones mais modernos possuem antenas que aceitam a constelação GPS e Glonass, sendo tão eficientes em campo aberto quanto um GPS de navegação (Garmin Etrex, 62S, 64S etc).

O aplicativo C7 GPS Dados é outro aplicativo gratuito que pode ser utilizado para georreferenciar dados em campo.

Também pode ser utilizado para coletar análise de solo e depois utilizar esses dados para criação dos mapas de fertilidade e posteriormente realizar aplicações em taxas variadas em campo.

APP C7 GPS Dados
Fonte: Google Play

Simulação de piloto automático

O aplicativo Navegador de Campo também é gratuito e funciona como uma espécie de piloto automático.

Com a utilização de um tablet ou smartphone é possível criar linhas paralelas em campo para realização de aplicações de insumos mantendo paralelismo entre as linhas.

APP Navegador de Campo
Fonte: Google Play

A precisão desse aplicativo é baseada na utilização de satélites dos smartphones, porém aqueles agricultores que ainda não possuem equipamentos e máquinas com piloto automático podem utilizar esse aplicativo.

 

Conclusão

Muitas ferramentas foram aperfeiçoadas com os avanços em sistemas de navegação globais por satélites.

Dessa forma é possível realizar aplicações em doses variadas e tratamentos localizados em campo até mesmo com auxílio de aplicativos gratuitos.

Agricultura de precisão está cada dia mais presente no campo e tais tecnologias de GPS propiciaram economias financeiras e operacionais nas fazendas com as aplicações localizadas.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Luis Gustavo Mendes
Luis Gustavo Mendes
Sou Engenheiro Agrônomo e Licenciado em Ciências Agrárias pela ESALQ/USP em Piracicaba-SP. Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas, tema "Agricultura de Precisão" na mesma Instituição. Atualmente sou professor e empreendedor.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.