Implementos Agrícolas na Nutrição e Adubação da Cana-de-Açúcar

Publicado em 08/01/2021

Atualmente somos o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, totalizando 40% de toda a cana produzida no mundo, somando 720 milhões de toneladas. Esse sucesso de produção trouxe consigo a utilização intensiva de máquinas e implementos agrícolas, além de cada vez mais a busca por outros equipamentos que maximizem a eficiência da operação.

Dentro dessa busca por eficiência hoje destacamos a utilização de implementos que viabilizam a eficácia da adubação, reduzindo as perdas e ainda conseguindo disponibilizar a quantidade adequada de fertilizante no local exato.

A seguir, elenco alguns implementos agrícolas que vem sendo empregados na cultura da cana-de-açúcar que nos ajudam dando praticidade e economia no custo de produção.

Implementos Agrícolas para Cana-de-Açúcar

Problemática da adubação da cana-de-açúcar

No sistema de produção da cana, principalmente no que envolve a colheita mecanizada sem a queima, observa-se uma deposição de biomassa (palha) na superfície do solo.

Essa palha, advinda de ponteiros e folhas secas das plantas de cana, pode chegar até 30 Mg/ha/ano em canaviais de alta produtividade.

Muitas das vezes essa palha pode comprometer a eficiência de algumas operações, como é o caso da adubação das soqueiras.

Esse é um dos problemas que muitos produtores relatam, dizendo que há dificuldade de aplicação de adubo nas soqueiras tendo em vista que a cultura gera uma grande quantidade de palha após colheita e isso dificulta o acesso do adubo ao solo.

Desta forma, a utilização de implementos mais eficientes melhoram a operação e reduzem os custos, além de fornecer a quantidade adequada no local correto.

 

Adubação mecanizada: implementos agrícolas que facilitam a operação

A alta utilização de máquinas e implementos no cultivo da cana-de-açúcar é uma realidade.

Dentro deste contexto, vamos destacar a utilização de implementos que maximizam a utilização de fertilizantes nos canaviais.

A adubação utilizando de implementos agrícolas propicia a otimização na distribuição dos fertilizantes, reduzindo o tempo da operação, reduzindo a mão-de-obra e possibilitando melhores resultados produtivos, o que resulta em melhores desempenhos operacionais.

Com a adubação mecanizada pode surgir algumas falhas na distribuição, podendo ser causadas por problemas no mecanismo dosador ou distribuidor, má regulagem, desconhecimento das características dos fertilizantes trabalhados, falta de manutenção da máquina, adubação em condições ambientais desfavoráveis, dentre outras coisas que comprometem a eficiência da operação.

 

Por que utilizar implementos agrícolas eficientes para maximizar o seu lucro?

Com o objetivo de maximizar a operação da adubação, os produtores vem utilizando de alguns implementos agrícolas que permitem a eficácia na utilização dos fertilizantes.

Um dos objetivos centrais na utilização desses implementos está relacionado à utilização de fontes nitrogenadas que contenham a ureia como base, tendo em vista que é uma das fontes de N mais barata.

A ureia se aplicada sob a palhada apresenta uma perda muito grande de volatilização, por isso, em muitas das vezes é utilizada fontes de N na forma de nitrato por apresentarem menores perdas voláteis.

Porém, esse produto no geral apresenta um preço mais elevado quando comparado com a ureia e no mercado ele é mais difícil de ser encontrado se comparado a anterior.

Desta forma, a utilização de implementos que consigam enterrar o adubo viabiliza a utilização da ureia dentro do sistema produtivo da cana-de-açúcar.

Além desse ponto, muitos produtores ainda desejam integrar as operações, como é o caso da utilização de implementos que possibilitam aplicação de adubo e também de calcário.

 

Alguns implementos agrícolas utilizados na adubação da cana-de-açúcar

Dentro desse assunto, hoje destaco alguns implementos agrícolas que vem sendo utilizados para otimizar a operação da adubação na cana-de-açúcar, assim como para maximizar a produtividade com a utilização eficiente dos fertilizantes.

No primeiro instante, destaco as adubadeiras de disco da DMB, que apresentam a capacidade de cortar a palha e dispor o adubo diretamente em contado com o solo.

Ao alocar o adubo diretamente no solo, próximo a região onde se encontra a maior quantidade de raízes, ocorre uma maior assimilação pelas plantas, ou seja, melhores respostas produtivas.

Ainda, podemos destacar as menores perdas por volatilização quando estamos nos referindo aos adubos nitrogenados que tem como base a ureia.

Além disso, esse implemento possibilita a agilidade da operação tendo em vista que realiza a aplicação de fertilizantes em três linhas simultâneas.

Adubadeira 2300A
Fonte: Cana Online

Outro implemento que visa otimizar as operações dentro do sistema produtivo da cana é a carreta sulcadora e distribuidora de torta de filtro.

A torta de filtro é um importante resíduo da indústria sucroalcooleira, ela é produzida na ordem de 2,5 a 3,5% de cana moída e apresenta elevada umidade, teor de matéria orgânica, fósforo, cálcio, magnésio e nitrogênio.

Apresenta diversos benefícios, mas deve ser aplicada também de maneira eficiente e uniforme, por isso o emprego de implementos como este são de importância para as diferentes fases como o pré plantio, no plantio ou em áreas onde já existem cana após a colheita.

Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro
Fonte: Cana Online

Outro implemento agrícola que visa dar praticidade e agilidade nas operações do canavial é o Distribuidor em profundidade e superfície.

Este maquinário realiza a aplicação de fertilizantes em profundidade, próximo a região das raízes, aumentando a assimilação pelas plantas e reduzindo algumas perdas.

E, ao mesmo momento, faz a aplicação de calcário uniformemente na superfície, realizando assim a operação de correção e adubação ao mesmo tempo.

O grande diferencial desse equipamento é ter dois diferentes reservatórios, possibilitando trabalhar com mais de um produto sendo aplicado de maneiras diferentes.

Aliado a isso, ele também conta com os disco cortadores de palhada, o que permite a deposição do fertilizante diretamente no solo.

DMB ADUBADOR
Fonte: DMB

 

Conclusão

Resultados produtivos satisfatórios na cana-de-açúcar podem ser notados quando utilizamos de implementos agrícolas que buscam a eficiência e sejam adequados ao trabalho em questão.

Dentro desta assunto, destacamos hoje os implementos utilizados na adubação, que visam a praticidade da operação aliada ainda ao aproveitamento das fontes utilizadas.

Vimos a importância no gerenciamento e planejamento dessas operações, além de relatarmos os ganhos produtivos com a utilização desses implementos de forma correta.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Giuliana Duarte
Giuliana Rayane Barbosa Duarte
Sou Agrônoma e Mestranda em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente também trabalho como Técnica em Agropecuária na UFLA.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.