Manejo do solo para cultivo da cana-de-açúcar

Publicado em 16/03/2021 | Atualizado em 14/09/2021

A cana-de-açúcar é uma cultura de elevada importância no setor agrícola e econômico do país, porém, exige atenção especial no manejo do solo.

Devido ao destaque que a cultura apresenta, o desafio dos produtores rurais é aumentar ou manter a produtividade, contudo, em harmonia com a sustentabilidade ambiental, manutenção e aprimoramento da qualidade do solo e redução dos custos de produção.

Manejo de Solo na Cana

As atividades agrícolas alteram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, notadamente estabilidade estrutural, consumo de água e nutrientes, matéria orgânica, a atividade e a população microbiana.

Diante disso, deve-se buscar alternativas para minimizar as alterações com efeitos negativos à produtividade e manter a capacidade produtiva dos ambientes de cultivo.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Fatores de Crescimento Vegetal

O crescimento das plantas depende do ambiente em que elas estão inseridas. Os fatores de crescimento das plantas são: CLIMA, SOLO, PLANTA, HOMEM e TEMPO.

Esses fatores são interligados entre si e podem ainda ser subdivididos como segue abaixo:

  • Clima: temperatura, chuva, luz, vento, etc;
  • Solo: constituintes químicos, físicos e biológicos;
  • Planta: diferentes genótipos;
  • Homem: práticas culturais e preparo do solo, época de plantio e colheita;
  • Tempo: espaço cronológico entre semeadura e colheita.

Portanto, é imprescindível estar atento ao ambiente de produção agrícola como um todo para a adoção de práticas corretas e eficazes.

 

Importância do Manejo do Solo no Cultivo da Cana-de-Açúcar

O manejo do solo é uma etapa muito importante para o sucesso da lavoura. Com a adoção de um manejo adequado, é possível implementar medidas para um melhor uso do solo, um manejo sustentável e, consequentemente, obter produtividades satisfatórias.

O principal objetivo do sistema de preparo e manejo do solo é proporcionar condições ideais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, além de melhorar a qualidade do solo para as próximas plantas.

Um solo considerado fértil possui a capacidade de manter, de modo adequado e satisfatório, o desenvolvimento das plantas a médio a longo prazo e de disponibilizar água, ar e nutrientes na quantidade e no momento em que as plantas necessitam.

Assim, no manejo do solo, são considerados os aspectos físicos, químicos e biológicos e, para isso, é preciso conhecer os fatores que estão direta e indiretamente ligados ao manejo do solo.

Para o correto manejo da cana-de-açúcar, é muito importante conhecer todos os fatores que estão interligados e relacionados ao processo produtivo para assim tomar medidas adequadas de manejo do solo e condução da lavoura.

Alguns fatores que podem ser ressaltados:

Fatores Físicos

Textura: A textura do solo é a distribuição quantitativa das partículas do solo e são divididas em areia, silte e argila.

A textura influencia na qualidade do solo de modo que, solos com maior teor de argila normalmente possuem maior retenção e disponibilidade de água, maior CTC (capacidade de troca de cátions) e maior capacidade de suprimento de nutrientes para as plantas.

Solos arenosos são mais permeáveis a água e ao ar e com menor capacidade de retenção de água e nutrientes.

A textura do solo exerce bastante influência na densidade do solo e, consequentemente, na compactação do solo.

Densidade: A densidade do solo é definida pela razão da massa de uma amostra de solo seco em estufa pelo volume total da amostra. Os valores médios de densidade do solo são 1,25 a 1,4 kg dm-3 para solos arenosos e 1,00 a 1,25 kg dm-3 para solos argilosos.

Solos com maior teor de argila e matéria orgânica apresentam menor densidade quando comparado com um solo arenoso e com menor teor de matéria orgânica.

Porosidade: fração volumétrica do solo ocupada pelo espaço poroso. É neste espaço que ocorrem os processos que envolvem ar, água e nutrientes.

Manejo de Solo na Cana

Compactação do Solo

A compactação do solo é expressa pelo aumento da densidade do solo e pela redução do espaço poroso devido à cargas e pressões exercidas pelo frequente trânsito de máquinas e animais no local.

A compactação do solo é um dos principais processos de degradação dos solos agrícolas e isso ocasiona diversos problemas para a produção agrícola e qualidade do solo, influenciando a germinação, crescimento e desenvolvimento das plantas.

A compactação do solo cria um ambiente físico desfavorável ao crescimento das plantas pois ocasiona restrições na produtividade mesmo que que se tenha condições ideais de suprimento de nutrientes.

Fatores Químicos

Disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Acidez: A acidez do solo é um fator limitante do crescimento e desenvolvimento das plantas. Solos ácidos são prejudiciais ao crescimento radicular, interferindo na absorção de água e nutrientes pelas plantas.

Fatores Biológicos

  • Matéria orgânica no solo;
  • Diversidade da fauna, flora e microbiota que estão associadas ao C e N da biomassa microbiana.

Para o manejo do solo, é importante destacar que:

- O manejo do solo altera o espaço poroso, interferindo na porosidade total, capacidade de aeração, quantidade de água disponível, permeabilidade o solo e taxa de infiltração.

- O manejo inadequado do solo resulta na redução da matéria orgânica que está ligada a retenção de água, estabilidade estrutural do solo e disponibilidade de nutrientes para as plantas.

 

Sistemas De Manejo

Os sistemas de manejo mais utilizados atualmente são plantio convencional e plantio direto, brevemente descritos a seguir:

Plantio Direto x Plantio Convencional

Plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista que procura manter o solo sempre coberto por plantas e/ou resíduos.

Essa cobertura tem por finalidade a proteção do solo contra impacto das gotas de chuva, do escoamento superficial e de perdas de solo por erosão hídrica e eólica.

Com a deposição da palhada no solo, há um habitat favorável para a sobrevivência dos microrganismos, manutenção da umidade e regulação da temperatura do solo.

Já no plantio convencional, há o revolvimento intensivo do solo por máquinas e implementos agrícolas e, consequentemente, há interferência na estrutura e teor de matéria orgânica do solo.

Máquinas e Implementos na Cana

O manejo do solo, água e culturas deve ocorrer de forma interativa e equilibrada. Dentre os sistemas de manejo introduzidos para manter a qualidade do solo há também a adubação verde.

Adubação Verde ou Plantas de Cobertura

Consiste no cultivo de plantas em rotação, sucessão ou consorciação que melhoram a qualidade dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

Dentre os principais benefícios da adubação verde para a cana de açúcar podem ser destacados:

  • Controle da erosão hídrica, do assoreamento de sulco e da compactação do solo;
  • Fixação biológica de nitrogênio, micorrização e ciclagem de nutrientes;
  • Auxilio na redução da população de nematoides, insetos-praga e patógenos;
  • Supressão de plantas daninhas.
Plantas de Cobertura na Cana

No sistema conservacionista de cultivo, é importante conhecer alguns conceitos básicos e fundamentais.

Consórcio de culturas: é o cultivo simultâneo de duas ou mais espécies na mesma safra agrícola e numa mesma área. Exemplo: consorciação intercalar de feijão-de-porco ou crotalária-spectabilis em soqueira de cana-de-açúcar.

Rotação: é o sistema de cultivo alternado de espécies diferentes, em um determinado espaço de tempo em uma mesma área e na mesma estação do ano. Exemplo: rotação com crotalária-júncea na implantação ou reforma do canavial.

A rotação de culturas incluindo espécies leguminosas e gramíneas constituem boa escolha para garantir a biofuncionalidade do solo.

A crotalária, por exemplo, é uma leguminosa que apresenta grande produção de biomassa, fornece nitrogênio e é uma má hospedeira do nematoide Meloidogyne.

Assim, a rotação de culturas, no sistema de plantio direto, é uma importante forma de aumentar a biodiversidade e diminuir a ocorrência e as populações de pragas e doenças, incluindo os nematoides.

No sistema de produção de cana-de-açúcar, a rotação de culturas com adubos verdes é realizada parcialmente em algumas regiões e suas vantagens já são conhecidas, como na região Centro-Sul.

Sucessão: é o ordenamento das culturas na mesma área agrícola por um tempo indeterminado, sendo que cada espécie é cultivada em uma estação do ano.

A sucessão de culturas é um conceito adequado para canaviais, pois o cultivo das espécies é realizado, em média, após cinco cortes, no período de reforma, o que compreende os poucos meses até a implantação do novo canavial.

A decisão entre reformar ou realizar cultivo de oleaginosa /leguminosa com finalidade comercial, como, por exemplo, soja (Glycine max) ou amendoim (Arachis hypogaea L.) depende de aspectos como:

  • Infraestrutura regional para cultivo e comercialização;
  • Levantamento de preços;
  • Custos das sementes e dos adubos;
  • Histórico fitossanitário do talhão;
  • Período disponível entre corte e o plantio do novo canavial.

O manejo do solo influencia a quantidade e qualidade da matéria orgânica do solo a qual tem estreita relação com os atributos químicos, físicos e biológicos do solo, refletindo diretamente na produtividade das culturas e na manutenção da qualidade do solo.

A distribuição das raízes das plantas de cana de açúcar é bastante influenciada pela manutenção da palhada sobre o solo e, consequentemente, influência sobre a atividade microbiana e a estabilidade dos agregados.

Interação entre Manejo do Solo e Doenças

Nos sistemas conservacionistas de cultivo, a palhada que permanece no solo pode ser fonte de inóculo de patógenos para a cultura seguinte de modo que a ausência de resíduos da planta anual cultivada reduz a população ou erradicação de organismos de uma determinada área.

As doenças nas plantas são causadas por fatores abióticos (temperatura, deficiência nutricional, uso de herbicidas, etc) e bióticos (nematoides, fungos, bactérias e vírus).

Geralmente, pragas e doenças atacam mais plantas que apresentam alguma deficiência nutricional e/ou com níveis de nutrientes desequilibrados ou culturas que crescem em ambiente restritivo.

Pragas e Doenças na Cana

Desse modo, o bom suprimento de nutrientes e a diversificação de espécies na área de cultivo são fundamentais para conferir maior resistência e vigor às plantas.

Solos com elevado teor de matéria orgânica e alta atividade biológica geralmente apresentam boa fertilidade e organismos benéficos que previnem infecções radiculares.

Além do controle de nematoides, o aumento da biodiversidade do solo proporcionada pelo cultivo de espécies para adubos verdes contribui para diminuir a pressão de doenças que afetam a cana-de-açúcar.

 

Técnicas de Recuperação de Solo

O manejo do solo e a sua capacidade produtiva estão diretamente relacionados.

O preparo intensivo do solo, cultivo convencional e a grande mobilização da camada arável tem refletido em redução da produtividade agrícola e isso tem gerado aos produtores à adoção de medidas que minimizam os danos no solo.

Uma das medidas para aumento da produtividade é o uso de práticas conservacionistas para recuperar, manter e aumentar o potencial produtivo dos solos.

Com esse conceito de produção agrícola, há:

  • Redução ou eliminação do preparo mecânico do solo;
  • Introdução de plantas de cobertura;
  • Adoção de rotação de culturas.

Estas técnicas de manejo promovem e mantêm a fitomassa de plantas no solo favorecendo o desenvolvimento radicular e o crescimento e desenvolvimento adequado das plantas. Isso torna os solos mais produtivos e aumenta o rendimento da lavoura.

Para a cultura da cana-de-açúcar, tanto o manejo da cana-planta quanto o manejo da cana-soca compreendem uma série de atividades que devem ser executadas adequadamente.

Na cana-soca, o bom manejo resulta em maior perfilhamento e, consequentemente, no aumento da produtividade.

 

Conclusão

O conhecimento dos conceitos fundamentais necessários ao bom manejo do solo na cultura da cana-de-açúcar merece bastante atenção, pois irá garantir o sucesso da lavoura, aumento na produtividade e manutenção da qualidade do solo.

A adoção de técnicas conservacionistas de cultivo tem contribuído para o alcance de produtividades satisfatórias e manutenção da qualidade do solo.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Tamires Teles de Souza
Tamires Teles de Souza
Sou Engenheira Agrônoma formada pelo IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes, Mestre em Ciências pela ESALQ/USP e doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.