Máquinas e Implementos Recomendados para o Plantio de Soja

Publicado em 09/06/2021

Ter um bom planejamento de quais implementos e máquinas serão necessários para o seu plantio de soja é essencial para começar a lavoura da maneira correta, com otimização e visando o lucro.

Por isso, preparamos este texto sobre as máquinas e implementos agrícolas para o seu plantio de soja!


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Otimização das Máquinas no Plantio de Soja

Como já comentamos realizar um plantio bem feito é a chave do sucesso para se ter uma boa lavoura de soja e obter lucro na colheita.

E para realizar um bom plantio de soja você deve planejar as operações, analisar o solo, escolher a melhor cultivar e sementes, verificar qual adubação realizar, correção de solo e outros pontos.

Mas, você não pode esquecer de planejar e otimizar as máquinas e implementos agrícolas que irá utilizar no plantio.

Máquinas e Implementos para Plantio da Soja

E para começar a fazer isso, primeiro você precisa definir qual o seu sistema de plantio de soja: plantio convencional ou plantio direto.

O plantio convencional utiliza várias operações que realizam o revolvimento do solo, além de ser utilizado em fazendas que optam por essa opção de sistema de cultivo, também é bastante utilizado em solos compactados.

Neste sistema, o solo é revolvido primeiramente com grade pesada ou arado, que incorpora os restos culturais e mantem a área com baixa infestação de plantas daninhas.

Depois pode-se realizar o destorroamento com uma ou duas gradagens, o nivelamento do solo com grade niveladora e somente depois é que se realiza a semeadura da soja.

Já o sistema de plantio direto preza por garantir as características químicas, físicas e biológicas do solo, com mínimo revolvimento e maior cobertura do solo.

Depois de definir isso, você precisa planejar qual a área que irá plantar, a época de plantio, se o plantio será escalonado, se já tem alguma máquina e implemento na fazenda que pode utilizar no plantio, qual a tecnologia da sua fazenda, custos dos implementos, entre outros.

Ou seja, você tem que planejar as máquinas e implementos que serão utilizados no plantio de soja de acordo com a sua propriedade e a tecnologia que é adotada.

 

Como Escolher as Máquinas e Implementos Agrícolas para o Plantio de Soja

Você deve estar pensando: Se tem tantas máquinas e tecnologias atualmente, como escolher a melhor para a minha fazenda?

Como já discutimos, você precisa levar em consideração vários pontos para definir quais máquinas e implementos utilizar no seu plantio de soja.

Agora que você já definiu esses pontos, você precisa selecionar as melhores máquinas e implementos para a sua lavoura e também para o seu bolso.

Você precisa pensar também na relação custo/benefício da sua empresa rural.

Essas máquinas e implementos são equipamentos de alto valor, por isso, precisam ser bem planejados, para que não realize a aquisição de forma errada e que comprometa toda sua colheita de soja e seu negócio.

Também verifique a possibilidade de alugar máquinas para o plantio.

A decisão de comprar ou alugar depende de cada empresa rural, não existe uma “receita de bolo” que pode ser utilizada por todas as propriedades, é necessário que cada uma faça as contas e defina qual a melhor estratégia para a safra deste ano.

Por isso, entenda a necessidade da sua lavoura, ou seja, precisa definir quais máquinas serão necessárias para que deem retorno satisfatório.

Máquinas e Implementos para Plantio da Soja

Preparamos alguns pontos que você deve verificar para escolher a máquina certa para o plantio de soja:

  • Quantidade de área a ser plantada;
  • Época de plantio (janela de semeadura);
  • Sistema de plantio;
  • Potência da máquina;
  • Quantidade de área plantada/hora (rendimento operacional);
  • Custo do implemento ou máquina;
  • Custo/benefício para sua empresa rural;
  • Consumo de combustível;
  • Manutenção;
  • Segurança do equipamento;
  • Eficiência;
  • Tipo de tecnologia;
  • Entre outros.

 

Exemplos de Máquinas e Implementos para o Plantio de Soja

Existem muitos modelos e tipos de máquinas e implementos que são utilizados para o plantio de soja.

Lembrando que não podemos só pensar na semeadora de soja, pois, se for utilizar o plantio convencional, tem que escolher os equipamentos para realizar um bom preparo de solo.

Além disso, verifique o melhor tipo de trator para realizar essas operações, para cada tipo de implemento existem especificações corretas para a escolha do trator.

Agora para a escolha das semeadoras, quando for utilizar as máquinas mais modernas, elas apresentam uma melhor qualidade operacional com taxa variável, melhor dosagem e regulagem para o terreno e controle automático.

E as semeadoras para o plantio direto devem cortar a palha e abrir o sulco de plantio, por ter alta quantidade de matéria orgânica.

As semeadoras podem ter acopladas o sistema de adubação para o plantio, mas podem ter alguns tipos que não possuem este sistema, ou seja, não possuem o depósito de fertilizante na máquina.

As semeadoras realizam o plantio de várias linhas de soja e isso também é um diferencial para a sua escolha.

Exemplos de Semeadoras

A plantadeira da linha dobrável Momentum, da Massey Ferguson, tem capacidade de atingir altas velocidades, com tecnologia que tem ótimo sistema de distribuição de sementes e monitoramento em tempo real.

Momentum da Massey Ferguson
Fonte: Massey Ferguson

Plantadeiras da série 2100 (2134), da John Deere, que são utilizadas para plantio direto, com 25% menos revolvimento do solo, menos embuchamento e 8% de economia de combustível.

Plantadeira 2134 John Deere
Fonte: John Deere

A Tatu Marchesan apresenta a Plantadeira PST Ultra Chassi com elevada capacidade de absorção e distribuição de cargas, especialmente desenvolvido para o trabalho contínuo em sistema de plantio direto.

PST Ultra Tatu Marchesan
Fonte: Tatu Marchesan

Acima mostramos alguns exemplos de plantadoras e algumas das suas especificações, mas como já discutimos existem muitos tipos e modelos, por isso, não se restrinja a essas marcas e modelos, verifique o que é melhor para sua empresa rural!

 

Gestão das Operações e das Máquinas no Plantio da Soja

Para te ajudar com o planejamento e com o controle das operações e das máquinas no plantio, você pode utilizar um software agrícola, que vai deixar a sua rotina de trabalho mais simples e mostrar os dados de forma rápida.

Além disso, com os softwares você tem um controle financeiro de cada operação e pode verificar a relação custo/benefício que tanto falamos no texto.

O CHBAGRO é um software que pode te auxiliar até mesmo na escolha das máquinas e implementos agrícolas para o seu plantio de soja e ainda fazer o controle da operação.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusão

O plantio é uma das etapas fundamentais para se ter uma boa lavoura de soja e para realizar bem este plantio é preciso escolher corretamente as máquinas e implementos agrícolas para sua fazenda.

Por isso, discutimos como realizar a escolha das máquinas e implementos para o seu plantio de soja.

Não se esqueça que cada propriedade tem um tipo de máquina que é recomendada e o que define isso são os vários fatores que comentamos neste texto.

Como estamos na época de planejamento da lavoura de soja, não se esqueça de realizar o melhor planejamento das suas máquinas de plantio.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Gressa Chinelato
Gressa Chinelato
Sou Engenheira agrônoma, mestra em Ciências/Fitopatologia (Esalq/USP) e MBA em agronegócios. Atualmente, estou cursando Doutorado no departamento de Fitopatologia na Esalq e MBA em Gestão de Projetos.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR