O que são Mercado Físico, a Termo, de Futuros e de Opções

Publicado em 27/07/2020 | Atualizado em 17/03/2022

As negociações dentro do agronegócio podem ser realizadas de diversas formas diferentes. Conhecer melhor cada mercado disponível é a melhor forma de aproveitar ao máximo os benefícios e vantagens existentes na comercialização de produtos agrícolas ou pecuários.

De maneira geral, existem quatro tipos de mercados que contemplas as negociações do agronegócio, são eles o mercado físico, o mercado a termo, o mercado de futuros e o mercado de opções.

Para se proteger de futuras oscilações e conseguir aproveitar a valorização dos preços de venda ou comprar matérias-primas com menor custo, entender a movimentação e o desenvolvimento desses derivativos é essencial.

Como característica principal, as relações comerciais dentro desses mercados podem ser financeiras ou não-financeiras, sendo padronizadas de acordo com as particularidades intrínsecas dos ativos negociados, quantidade desses ativos, procedimentos de entrega, prazo de vencimento, cotações dos preços, limites de oscilações diárias de preços e limites de posições diárias.

Confira a seguir quais são as principais diferenças entre cada um dos mercados, seus tipos de contratos comerciais e qual o melhor contrato para a sua lavoura!

Mercado Agrícola

Mercado Físico

O mercado físico é o mais conhecido e comum entre negociações de diversas cadeias produtivas ou setores econômicos no Brasil e no mundo.

Em resumo, é classificado como mercado físico toda comercialização onde um determinado produto físico é trocado por um valor monetário.

A principal característica desse contrato é que a negociação é feita de maneira imediata: o vendedor entrega o produto e recebe o dinheiro. Também é possível encontrar esse tipo de mercado com outras denominações, como mercado spot ou mercado disponível.

Em relação a bolsa de valores, esse tipo de contrato representa o conjunto de operações que envolvem a compra das ações negociadas em bolsa a preços estabelecidos em pregão.

Nesse caso, o comprador faz a oferta pelo valor apresentado e o vendedor realiza a entrega do título na negociação.

 

Mercado a Termo

no mercado a termo, as negociações são feitas entre vendedor e comprador sobre determinado produto ou ativo, mas com datas futuras de aquisição pré-estabelecidas e preços pré-determinados.

Em outras palavras, esse tipo de contrato funciona como uma promessa de compra ou venda.

Dentro dessa relação comercial, as partes envolvidas devem especificar qual o objeto ou ativo de negociação, qual o volume, qual o preço e o prazo para a entrega. Feito isso, o pagamento será realizado juntamente com a entrega.

Apesar do negócio só ser finalizado no futuro, todas as características principais da relação de compra e/ou venda são fixadas previamente.

Desse modo, os dois envolvidos podem se proteger contra o risco de mudança de preços na bolsa de valores ou no mercado em questão, eliminando essa flutuação até que a data de liquidação do contrato chegue.

 

Mercado de Futuros

O mercado de futuros é uma evolução das práticas aplicadas no contrato a termo. Nesse modelo, o contrato representa um compromisso futuro entre as duas partes, no qual valor e data de entrega são definidos antecipadamente.

Em resumo, a commodity, produto ou ativo é negociado a um valor pré-definido, de acordo com o volume acordado e com entrega estabelecida em uma data e local fixados pelo vendedor.

Os termos utilizados nesse tipo de contrato são padronizados e semelhantes aos praticados nos demais mercados.

No entanto, o valor de venda é influenciado e determinado pela relação entre oferta e demanda. Sendo assim, os valores no mercado de futuros são influenciados pelas movimentações e tendências do mercado físico.

A principal diferença entre os mercados de futuro e a termo são as obrigatoriedades do vendedor. Enquanto no mercado a termo há a obrigação de entrega do produto, no contrato de futuros não existe a intenção primária de entrega efetiva da mercadoria por parte do vendedor.

Ou seja, o investidor não paga e nem recebe pelo ativo ou produto em si, mas sim por suas oscilações de acordo com o mercado físico. Essa pode ser uma boa alternativa para profissionais do agronegócio que desejam investir no setor e possuem um amplo conhecimento para prever as respostas do setor e lucrar com as flutuações.

 

Mercado de Opções

No contrato de opções os objetos de negociação são os direitos de compra e venda de um produto ou ativo. Nesse modelo, os preços e prazos também são estabelecidos de maneira prévia.

Sendo assim, esse tipo de negociação garante aos participantes o direito de comprar ou vender algo por um determinado valor em um tempo estabelecido, mas sem a obrigação de cumprir com a relação comercial.

Considerando a flexibilidade e segurança desse tipo de investimento, o contrato de opções tem atraído o setor do agronegócio.

Ao negociar dentro dessa categoria, o investidor consegue proteger suas negociações de preços desfavoráveis, como também pode aproveitar da valorização dos preços além do pré-estabelecido entre as partes.

 

Qual contrato escolher

Na verdade, não existe uma opção que se sobressaia às outras para ter uma resposta fácil na hora de escolher o melhor contrato de negociação. A escolha vai depender de fatores como:

Almoxarifado de Café

O Mercado Físico é o mais comum e amplamente utilizado nas transações agrícolas por ser o mais simples de todos. É comercializada a produção que foi efetivamente realizada, pelos valores atuais de mercado.

Porém, com a pandemia do coronavírus, muitas situações têm se modificado, fazendo com que os outros contratos de negociação também sejam considerados pelo produtor.

Pelas incertezas do mercado, alguns produtores têm escolhido contratos de venda futura para garantir o retorno financeiro da sua lavoura, assim como os compradores optam por esses contratos para evitar perdas com maior valorização futura do dólar.

Para entender qual o melhor contrato para sua fazenda, o ideal é ter uma gestão financeira bem estruturada e conhecer qual a sua necessidade principal. Nesse caso, é importante o uso de um software de gestão agrícola específico para fazendas.

O CHBAGRO, baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, é um excelente auxílio para isso. Ele conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em um controle financeiro eficiente.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusões

Entender as características e especificações das negociações do agronegócio também faz parte de uma administração rural eficiente. Além de produzir, também é necessário um bom planejamento para a comercialização dos ativos.

Vimos as principais diferenças entre os tipos de contratos de negociação e quais os benefícios de cada um deles.

Também vimos os fatores que influenciam na escolha do melhor contrato para a sua safra e que, para essa escolha, tudo começa com uma gestão eficiente da fazenda.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Amanda Campos
Amanda Campos
Sou Engenheira Agrônoma especialista em produção e marketing de conteúdo para o Agronegócio. Fundadora da Agro Content.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.