Os principais benefícios da calagem

Publicado em 23/01/2020 | Atualizado em 29/03/2021

Os solos agricultáveis brasileiros, em sua maioria, necessitam de várias etapas de manejo para garantir boas condições de desenvolvimento para as plantas. Um dos fatores limitantes de produtividade em nosso território, por exemplo, é o alto nível de acidez do solo – que pode ser corrigido através da calagem.

Além disso, os solos nacionais também tendem a apresentar altos níveis de elementos que podem intoxicar as plantas, como alumínio e manganês. Ao mesmo tempo, possuem baixos níveis de cálcio e magnésio, nutrientes que são essenciais para uma lavoura forte e produtiva.

Além da correção da acidez, a calagem também consegue domar esses outros dois problemas, garantindo que suas plantas se desenvolvam em total potencial em todas as suas fases. Por isso, esse é um processo que juntamente com a análise de solo não deve ser dispensado em seu calendário agrícola.

Confira a seguir as principais vantagens que a calagem tem a oferecer para uma safra de sucesso!

O que é Calagem?

Principais benefícios da calagem

1. Eleva o pH do solo

Além do baixo pH presente na maioria dos solos brasileiros, os sais da adubação usados constantemente também ajudam no processo de acidificação, piorando a qualidade do solo e prejudicando a produtividade da lavoura. Por isso, realizar uma análise de solo regularmente antes de implantar qualquer cultura e realizar os manejos básicos é essencial.

Para corrigir esse problema é necessário fazer a aplicação de calcário no solo, e esse é um dos principais benefícios da calagem. Através de análise, será será determinada qual a real necessidade do solo para o equilíbrio do pH.

Além disso, também é importante conhecer o pH ideal da cultura que você deseja cultivar. Dessa forma, será possível garantir condições ideais para o desenvolvimento e crescimento dessa cultura escolhida.

2. Fornece cálcio (Ca) e magnésio (Mg)

A calagem é feita com um produto composto por cálcio e magnésio, podendo apresentar proporções diferentes dependendo do tipo de calcário escolhido. O calcário magnesiano, por exemplo, é ideal para solos que apresentam maior necessidade de magnésio do que de cálcio.

No calcário calcítico, a presença de cálcio é maior, sendo recomendado para solos com bom teor de magnésio e maior necessidade de cálcio. Já para solos com níveis equilibrados, o calcário dolomítico apresenta teores equilibrados dos dois nutrientes.

Ao fazer a calagem, você está garantindo que esses dois nutrientes essenciais estarão presentes em boas quantidades para o desenvolvimento saudável de sua cultura.

3. Reduz ou elimina o efeito tóxico de alguns elementos

Outro grande benefício da calagem é o fato de que ela neutraliza os nutrientes que podem causar toxicidade para as plantas quando estão em excesso, como o alumínio, o manganês e o ferro. A toxicidade de alumínio, por exemplo, pode prejudicar e até mesmo causar a morte do sistema radicular das plantas.

Com as raízes prejudicadas, a planta não consegue absorver água e outros nutrientes importantes, além de perder sustentação e área foliar, podendo facilmente resultar na morte da planta.

4. Diminui a fixação do fósforo

O fósforo (P) é um dos principais nutrientes para uma lavoura produtiva e saudável, já que ele é responsável pela produção de frutos e grãos. No entanto, a grande deficiência de fósforo nos solos brasileiros está ligada a alta taxa de fixação desse nutriente.

Além de ter uma baixa mobilidade, o fósforo pode se fixar ao solo, fazendo com que ele se torne indisponível para as plantas. Nesse caso, há uma maior ineficiência das adubações, aumentando a necessidade de aplicação de adubos fosfatados e, consequentemente, causando maiores gastos.

Ao realizar a calagem, os efeitos positivos do calcário ajudam a reduzir essa fixação, fazendo com que o elemento fique disponível em maior quantidade para as plantas.

Calagem

5. Aumenta a disponibilidade de nutrientes essenciais para as plantas

Além de diminuir a fixação do fósforo, a calagem também melhora e aumenta a disponibilidade de outros nutrientes importantes, como:

  • Nitrogênio (N);
  • Potássio (P);
  • Cálcio (Ca);
  • Magnésio (Mg);
  • Enxofre (S);
  • Molibdênio (Mo).

Como resultado disso, podemos concluir que a calagem também melhora a eficiência dos fertilizantes, tornando cada nutriente melhor aproveitado pelas plantas, reduzindo a necessidade de reaplicações e os custos de produção, afetando positivamente a produção e os lucros da safra.

6. Melhora a estrutura, qualidade e conservação do solo

Além dos efeitos benéficos relacionados a nutrição das plantas, a calagem também atua positivamente na estrutura e na conservação do solo. Isso, porque, o calcário aumenta a atividade microbiana na terra, promovendo a liberação de nutrientes pela decomposição da matéria orgânica.

A presença de microrganismos também atua na aeração do solo, favorecendo o desenvolvimento e o crescimento das raízes e a melhorando a relação e o comportamento da água nesse meio. Ou seja, a calagem também influencia as propriedades físicas do solo, melhorando sua qualidade e preservando-a a longo prazo.

7. Aumenta a produtividade de sua lavoura

Como resultado de todos esses benefícios citados acima, a calagem é um processo essencial para garantir o aumento da produtividade da lavoura. Ao corrigir a acidez e reduzir as possibilidades de intoxicação, os riscos de sofrer perdas decorrentes desses problemas é eliminado.

Já ao melhorar a disponibilidade de nutrientes e de água para plantas, há a garantia de que a cultura crescerá forte, saudável e vigorosa para excelentes resultados ao final da safra. Investir no preparo do solo é a melhor forma de garantir uma colheita de sucesso.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Amanda Campos
Amanda Campos
Sou Engenheira Agrônoma especialista em produção e marketing de conteúdo para o Agronegócio. Fundadora da Agro Content.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.