Preparo do Solo para Cultura da Cana-de-Açúcar

Publicado em 11/10/2022

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

Dada a importância da cana-de-açúcar no setor agrícola, a produtividade, a sanidade e a longevidade do canavial devem ser consideradas no planejamento da implantação da lavoura, começando pelo preparo do solo.

A cana é uma cultura semiperene, ou seja, de ciclo longo, com maior permanência no campo. Assim, diversos aspectos devem considerados no preparo do solo e implantação da cultura para garantir a longevidade do canavial.

O preparo do solo visa reduzir as restrições físicas, químicas e biológicas que comprometem o crescimento e desenvolvimento radicular das plantas.

Preparo do Solo na Cana-de-Açúcar

O planejamento de todo o processo de desenvolvimento produtivo da cultura é imprescindível para obtenção de produtividades compensadoras e manutenção da longevidade do canavial, sem esgotar o potencial produtivo do solo.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Importância do Preparo do Solo

A cana-de-açúcar é uma planta da família das gramíneas (Poaceae), sendo assim, possui o sistema radicular fasciculado, com cerca de 85% das raízes concentradas nos primeiros 50 cm do solo.

Portanto, o solo deve apresentar condições adequadas para o bom desenvolvimento das raízes, garantindo a nutrição dos perfilhos.

O preparo do solo tem por objetivo básico otimizar as condições de crescimento das raízes, brotamento, emergência e o estabelecimento das plantas.

É uma etapa muito importante e que deve ser devidamente planejada, pois levará alguns anos para ocorrer novamente.

Para o desenvolvimento adequado das plantas, é necessário que as raízes possam absorver água e nutrientes com facilidade, ou seja, que eles estejam disponíveis no solo para serem absorvidos.

No preparo do solo visa-se reduzir o impedimento físico do solo, notadamente o relacionado à compactação que reduz a porosidade e consequentemente provoca interferências negativas na disponibilidade de água e nutrientes para as plantas.

O preparo do solo pode ser feito em função da textura e a compactação do solo e características do manejo adotado.

Caso seja verificada a compactação, o preparo do solo deverá prever a operação de descompactação, que poderá ser feita com a subsolagem ou por preparo com arado de aiveca.

Quanto aos aspectos químicos, para a calagem e adubação da cana, o gestor ou responsável pela propriedade deve ter em mãos a análise de solo, que deve ser representativa da área ou talhão a ser manejado.

A recomendação da adubação, desse modo, modo deve ser feita de acordo com as exigências da cultura.

O preparo do solo também visa contribuir com o controle de plantas daninhas e de algumas pragas de solo que podem ocasionar prejuízos e comprometer a sanidade da lavoura.

Solo no Cultivo da Cana-de-Açúcar

Sistemas de Preparo do Solo

Existem três opções para o preparo do solo, na fase de plantio:

  • Sistema Convencional

No plantio convencional é feito o revolvimento do solo pelas operações de subsolagem quando necessária, aração e gradagem.

Este sistema, no entanto, tende a promover o aumento da compactação do solo devido ao intenso tráfego de máquinas na área ao longo do ciclo da cultura e principalmente no momento da colheita.

Isso favorece ciclos sucessivos e descompactação e compactação do solo.

  • Sistema de Cultivo Mínimo

O cultivo mínimo tem sido uma alternativa pois reduz as operações convencionais de preparo do solo em área total.

Em comparação ao cultivo convencional, o cultivo mínimo reduz o processo erosivo do solo com redução no uso de máquinas e implementos, além da redução no uso de combustíveis.

  • Sistema de Plantio Direto

O sistema de plantio direto é uma técnica conservacionista de manejo do solo que visa manter a palhada no solo para promover a cobertura da superfície, com mínimo revolvimento do solo e adoção de rotação de culturas.

Este sistema de cultivo promove a agregação do solo, aumento do teor de matéria orgânica e aumento da atividade biológica do solo.

 

Máquinas, Implementos e Fatores na Implementação e Desenvolvimento da Cultura

As máquinas e implementos agrícolas utilizados no preparo do solo e plantio da cana-de-açúcar dependem de diversos fatores como:

  • Tipo de manejo adotado;
  • Tipo de solo;
  • Disponibilidade de máquinas e implementos na propriedade;
  • Tecnologia adotada;
  • Entre outras.

A cultura da cana é altamente mecanizada e devido as diversas operações que são realizadas, há uma tendência na compactação do solo.

Um dos fatores a ser observado antes do preparo é o conteúdo de água no solo. Para evitar compactação é necessário identificar o ponto de conteúdo de água ideal no solo para o início das operações.

Considera-se que o ponto ideal é aquele em que o trator opera com o mínimo esforço, produzindo os melhores resultados na execução do serviço.

O solo não-saturado com alto conteúdo de água tende à compactação e no solo extremamente seco há excesso no consumo de combustíveis, pois há a necessidade de um número maior de operações para o preparo, podendo danificar a estrutura.

Software Agrícola para Planejamento

Planejamento das Operações

O preparo do solo é uma etapa crucial para a produtividade de longevidade dos canaviais. Para isso, é de extrema importância o adequado planejamento das operações visando otimizar as etapas e reduzir custos.

O planejamento pode ser feito com o auxílio do CHBAGRO, um software de gestão agrícola específico para fazendas com um gerenciamento totalmente integrado.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusão

O preparo do solo para o plantio da cana-de-açúcar é uma etapa fundamental que exige bastante atenção e planejamento pois a cultura permanecerá por alguns anos na área até a renovação.

Diante disso, é importante usar corretamente as técnicas de preparo da área para evitar a progressiva degradação física, química e biológica do solo.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Tamires Teles de Souza
Tamires Teles de Souza
Sou Engenheira Agrônoma formada pelo IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes, Mestre em Ciências pela ESALQ/USP e doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.