Qualidade na Colheita: Como Reduzir Impurezas e o Pisoteio da Cana

Publicado em 05/11/2021

Preencha o formulário abaixo para baixar o pdf

A cana-de-açúcar é uma cultura muito importante para a economia do Brasil.

E é na colheita o momento que consolidamos o lucro que tivemos durante todo o ciclo da cultura.

Mas, podemos ter neste momento algumas perdas, por isso é extremamente importante ter qualidade na colheita para não ter problemas com impurezas para a indústria e o pisoteio no canavial.

Colheita da Cana-de-Açúcar

Confira este texto para ter uma colheita com qualidade!


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Colheita da Cana-de-Açúcar

Nos últimos anos tivemos uma estagnação da produtividade no setor canavieiro, mesmo tendo muitas tecnologias que entraram no mercado. A operação da colheita acabou sendo uma das responsáveis por esta estagnação.

A colheita mecanizada da cana-de-açúcar trouxe muitos benefícios para o setor, porém, temos alguns desafios referente à qualidade que devem ser observados com a devida atenção.

Os principais pontos da qualidade da colheita que devem ser verificados são:

  • Quantidade de matéria estranha vegetal e mineral que são colhidas junto com a cana e enviados para a indústria;
  • O pisoteio do canavial pelas máquinas da colheita.

Para se ter uma colheita com qualidade é essencial ter um bom planejamento das operações na lavoura.

Além disso, é muito importante o monitoramento constante da colheita para verificar os parâmetros relacionados à qualidade.

Por isso, vamos discutir sobre duas ameaças que impactam a qualidade da colheita, a produtividade do canavial e os custos de produção.

 

Pisoteio do Canavial

Para prevenir o pisoteio do canavial precisamos realizar um bom plantio da cultura.

Isso porque a operação de sulcação para o plantio tem muito influência no processo de colheita, ou seja, os sulcos precisam estar paralelos para que não haja problema com pisoteio pela colhedora e transbordos na lavoura.

Impactos do Pisoteio do Canavial

O pisoteio do canavial pode favorecer a ocorrência de falhas e maior compactação da linha de cana, influenciando diretamente na produtividade.

Ele é um dos principais fatores de perdas econômicas no momento da colheita, sendo responsável por 33% de redução da produtividade do canavial.

Potencial de Aumento/Redução de Produtividade da Cana-de-Açúcar
Fonte: Adaptado de Otto (2017) em Gape

A redução da produtividade impacta diretamente a longevidade do canavial.

O pisoteio prejudica o brotamento da soqueira e o seu desenvolvimento, além disso, pode ocorrer o arranquio dos rizomas. Com isso, há menor produção na safra seguinte devido a falhas da lavoura.

Como Reduzir Problemas com o Pisoteio do Canavial

Para reduzir problemas com o pisoteio do canavial, você deve avaliar alguns fatores:

  • Paralelismo do canavial;
  • Máquinas bem reguladas;
  • Uso de GPS para as operações desde o plantio até a colheita;
  • Treinamento da equipe e mostrar importância de não ter pisoteio;
  • Verificar tráfego de máquinas na lavoura;
  • Verificar a bitola das máquinas;
  • Utilização de variedades de cana-de-açúcar que são mais indicadas para a colheita mecanizada e para cada ambiente de produção;
  • Verificar a umidade do solo no momento da colheita;
  • Velocidade de colheita correta;
  • Realizar manobras com os maquinários de forma correta;
  • Utilize o espaçamento entre linhas adequado e os maquinários para o espaçamento escolhido;
  • Planejamento do plantio em relação a topografia e a sistematização do terreno que proporcionam uma colheita com qualidade.
Pisoteio na Colheita da Cana
Fonte: Cana Online

 

Impureza Mineral e Vegetal na Colheita do Canavial e Como Reduzi-las

Os materiais indesejados que são colhidos junto com a cana são denominados de impurezas, ou seja, é toda matéria estranha que é colhida junto com os colmos maduros, que podem ser vegetais e minerais.

A impureza mineral é composta por partículas minerais como solo e pedras, que são colhidos pela colhedora junto com a cana.

A impureza vegetal é composta por palha, folhas verdes e ponteiros da matéria-prima. Lembrando que na cana crua, as impurezas vegetais são maiores quando comparados com a cana queimada.

A presença dessas impurezas interfere na produção de açúcar e etanol na indústria, gerando muitas perdas, podendo causar desgaste de equipamentos e interferindo na qualidade final do produto.

A impureza mineral não prejudica somente a indústria pelo desgaste de equipamentos, pode interferir também no desgaste da colhedora.

Impurezas minerais podem causar desgaste excessivo em inúmeros equipamentos por abrasão, podendo aumentar a perda de sacarose, ocasiona maior número de paradas da usina pelo desgaste, quebras de equipamentos e exige mudanças no processo, o que gera em aumento de custo.

Já a impureza vegetal, além de causar menor peso de carga, também interfere na eficiência da extração de caldo na indústria, prejudicando, principalmente na qualidade da matéria-prima (teor de sacarose).

Essas impurezas podem aumentar o custo para o tratamento do caldo, além de agregarem cor a esse caldo, com isso, gasta-se com insumos para reduzir a cor.

A cada 1% de impureza que se coloca na indústria perde cerca de 0,9 kg de ATR. O ideal é ter cerca de 6% de impureza total na colheita de cana, com isso, possibilita ter uma melhor qualidade de matéria-prima.

Lembrando que a colhedora tem extratores que proporcionam parte da limpeza dessas impurezas, mas precisam ser regulados e utilizados corretamente.

Alguns fatores que devem ser considerados para reduzir as impurezas minerais e vegetais na colheita são:

  • Velocidade da colheita: alguns estudos mostram que quanto maior a velocidade da colhedora maior a quantidade de impurezas;
  • Treinamento da equipe: premiações da equipe pela quantidade e pela qualidade da cana colhida;
  • Regulagem dos equipamentos e limpeza;
  • Espaçamento e variedades adequadas;
  • Manejo e operações no ciclo da cana-de-açúcar, entre outros.

Para te ajudar com o planejamento da colheita pensando em aumentar a qualidade da operação, você pode utilizar um software agrícola.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusão

A colheita da cana-de-açúcar é uma operação muito esperada durante o ciclo da cultura, por isso, precisa ser realizada com qualidade, para não perder com impurezas que vão afetar a qualidade da matéria-prima e o desgaste de equipamentos e com o pisoteio do canavial, que reduz a produtividade e a longevidade do canavial.

Por isso, neste texto discutimos esses pontos da qualidade da colheita e como reduzi-los.

Agora que você sabe dos pontos de qualidade, fique atendo para a qualidade na colheita da cana-de-açúcar.  

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Gressa Chinelato
Gressa Chinelato
Sou Engenheira agrônoma, mestra em Ciências/Fitopatologia (Esalq/USP) e MBA em agronegócios. Atualmente, estou cursando Doutorado no departamento de Fitopatologia na Esalq e MBA em Gestão de Projetos.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.