Redução de custos com máquinas e implementos agrícolas

Publicado em 28/05/2020

Seja você é um pequeno, médio ou grande produtor rural, as máquinas e implementos agrícolas são itens fundamentais para o manejo de sua lavoura em diversas etapas.

Do plantio à colheita, os implementos certos ajudarão na eficiência e na produtividade final da produção.

Apesar de ser um custo operacional recorrente, reduzir os custos com esses maquinários é possível e pode fazer toda a diferença no lucro total da safra.

Afinal, quanto menores forem os custos de produção, maior será a margem de lucro para o produtor rural.

Você já parou para pensar se a melhor escolha é comprar ou alugar os implementos agrícolas?

Dependendo das necessidades de sua plantação e particularidades de sua propriedade, pode não ser o momento ideal para fazer um grande investimento.

No entanto, pode ser que, ao colocar na ponta do lápis, a compra seja realmente a melhor opção.

Para essa tomada de decisão, conhecer melhor sobre o assunto e contar com um sistema de gestão eficiente que te ajude a planejar os próximos passos é essencial. Confira!

Trator com Implemento Agrícola

Como proteger a vida útil de suas máquinas e implementos agrícolas

O primeiro passo para reduzir custos com máquinas e implementos agrícolas é reconhecer erros de manejo que podem estar gerando aumento nos custos operacionais de sua fazenda.

Se investir em um implemento for a alternativa ideal para seu negócio, corrigir esses pontos ajudará não só a gastar menos, mas também a prolongar a vida útil de seus implementos.

  • O uso correto dos implementos reduz a necessidade de manutenções

Ao escolher um maquinário ou implemento agrícola que não seja o ideal para sua área, topografia, cultura ou extensão, é comum que haja um desgaste ou sobrecarga pelo uso intensivo e ineficiente dos equipamentos.

Com isso, a necessidade de realizar manutenções e reparações constantes é ainda maior.

E nesse caso a conta é simples, quanto mais manutenções e trocas de peças forem necessárias, maiores serão os custos operacionais dentro de sua fazenda, o que reduzirá de forma direta e proporcional o seu lucro.

Além disso, as manutenções corretivas e o mal uso também afetam a vida útil do implemento agrícola, fazendo com que o seu investimento não tenha um bom custo-benefício.

Além da escolha errada de maquinário, esse desgaste também pode ocorrer devido ao mal planejamento agrícola.

Ao não monitorar suas operações, por exemplo, pode acontecer de repetir etapas que já foram realizadas em determinada área, perdendo tempo e desperdiçando recursos.

Por isso, monitorar as máquinas e implementos agrícolas por meio de um sistema integrado de gestão é a forma ideal de se certificar de que o planejamento será cumprido de maneira otimizada, ágil e eficiente. 

  • Manutenções preventivas não são apenas um custo, mas um investimento a longo prazo

Como citamos no tópico anterior, as manutenções reparadoras em excesso aumentam significativamente os custos de produção. Por isso, evitar que elas sejam necessárias é o ideal.

No entanto, é importante ressaltar que as manutenções preventivas não são apenas um custo, como no caso das manutenções reparadoras.

Isso, porque, manter seus implementos em dia ajuda a evitar problemas por desgaste e falta de cuidados básicos – ou seja, ajuda a reduzir as manutenções corretivas.

Sendo assim, para prolongar a vida útil de seus equipamentos e garantir que eles trarão um bom retorno a longo prazo, conhecer as necessidades de cada máquina ou implemento agrícola de acordo com seu tempo ou recorrência de uso é fundamental.

Desse modo, você poderá adicionar em seu sistema de gestão quando será preciso realizar a manutenção preventiva de cada item, evitando esquecimentos e problemas maiores em decorrência da falta de cuidados essenciais.

 

Comprar ou alugar implementos agrícolas?

Para responder a essa questão, conhecer bem a saúde do seu negócio é fundamental. Isso, porque, ela é quem dirá se está ou não na hora de aumentar sua frota de máquinas e implementos agrícolas.

Implemento Agrícola

Além de serem itens essenciais para um bom manejo ao longo do ciclo da lavoura até sua colheita, os implementos e maquinários também ajudam a aumentar a eficiência e a qualidade da produção.

Ao investir na compra desses equipamentos, você terá a liberdade de se planejar e realizar manejos sempre que necessário.

Já ao optar pelo aluguel, é importante lembrar de incluir no planejamento agrícola a contratação desses serviços a tempo de realizar as operações sem atrasos, considerando as variáveis climáticas e demais imprevistos que possam acontecer no campo.

Em contrapartida, essa alternativa é uma ótima opção para reduzir os custos e possibilitar pequenos produtores que ainda não consigam comprar seus próprios maquinários a garantir boas safras.

E esse também é um ponto a ser aproveitado pelos produtores que podem fazer esse investimento.

Alugar os implementos agrícolas que estiverem disponíveis também garante um renda que reduzirá os custos de produção, já que os parceiros ajudarão a custear manutenções e valor do maquinário.

No entanto, é importante colocar tudo isso na ponta do lápis, calcular custos de investimento, manutenção e depreciação, para então conseguir tomar a decisão ideal para o momento atual de sua fazenda.

E tudo isso só é possível quando se tem um sistema de gestão automatizado, integrado e eficiente, para conseguir visualizar as alternativas e enfim fazer a melhor escolha.

 

Um bom planejamento agrícola faz toda a diferença

Além de cuidar da manutenção e da escolha de seus implementos agrícolas, o planejamento e a gestão de sua fazenda também são peças chaves para reduzir os custos com esse tipo de operação e fazer sempre a melhor escolha.

Utilizar um bom sistema integrado de gestão e manter o calendário agrícola sempre atualizado ajudará a monitorar a saúde do seu negócio e ponderar quando é necessário investir ou buscar outros meios de conduzir o manejo e as operações na lavoura. 

Garantir a eficiência de sua gestão e do seu planejamento é também garantir a eficiência de todos os seus demais maquinários, manejos e operações, otimizando etapas e fazendo as melhores escolhas você conseguirá reduzir gastos e aumentar a rentabilidade e o lucro final de sua safra!

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Amanda Campos
Amanda Campos
Sou Engenheira Agrônoma especialista em produção e marketing de conteúdo para o Agronegócio. Fundadora da Agro Content.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.