Vantagens da gestão integrada para o sucesso da fazenda

Publicado em 06/11/2020 | Atualizado em 31/03/2021

Fazer com que todos os setores envolvidos no trabalho de uma fazenda conversem entre si é uma ótima iniciativa. Porém, o agronegócio precisa ter gestão integrada, garantindo assim uma organização tanto operacional, quanto estratégica.

Gestão integrada significa ter todos os departamentos da fazenda se comunicando entre si, como a área agrícola que conversa com a área de compras informando a necessidade de algum insumo, ou o controle de frota que faz um saque financeiro após um abastecimento de máquina.

Isso quer dizer que a empresa rural terá as informações mais relevantes para que o responsável realmente consiga tomar as melhores decisões. Continue a leitura para entender melhor sobre isso e aplicar na sua propriedade.

Gestão Integrada com Software Agrícola

Maior produtividade gerando mais rentabilidade

Se, por ventura, na sua fazenda, o uso de várias ferramentas como software específico para emissão de notas fiscais, planilhas e mais planilhas de excel espalhadas pelos computadores dos funcionários, agendas físicas e impressões em papel, este artigo foi feito pra você.

Vamos comentar sobre a importância de contar com um software de gestão integrada, como o CHBAGRO, visto que suas vantagens e benefícios são muitos. É possível sim realizar uma gestão integrada e muito mais eficiente com apenas um único sistema.

Ao integrar as diversas áreas da fazenda: administrativa, financeira, estoque, frota, entre outras, este sistema possibilita resultados muito mais positivos e rápidos.

E o tempo, que até então se gastava com as antigas ferramentas, pode ser utilizado para outras atividades que agreguem mais valor ao negócio, como a pesquisa sobre novas tendências do mundo da agricultura digital e outras inovações importantes que permitam atividades cada vez mais produtivas.

Vantagens da gestão integrada para o sucesso da fazenda:

  • Gerenciamento adequado das finanças da empresa;
  • Aumento da produtividade;
  • Crescimento do negócio;
  • Cumprimento de todas as tarefas dentro do prazo;
  • Contas em dia;
  • Coleta de informações facilitada;
  • Funcionários mais ágeis e motivados;
  • Quantidade de trabalho distribuída de forma homogênea;
  • Otimização do tempo;
  • Rapidez para a emissão de relatórios;
  • Informações mais confiáveis para tomada de decisão.

Muitas vezes, a produção de uma fazenda vai crescendo sem que seus gestores tenham a real dimensão de como todos os processos vão se tornando mais complexos. Os recursos manuais para gestão, como os que já citamos aqui, podem até ter sido eficazes e vantajosos no início do negócio.

Mas, com o passar dos anos, o desenvolvimento do empreendimento e a rapidez do avanço das novidades tecnológicas em todos os segmentos de negócio impedem que as antigas ferramentas consigam dar conta da dinâmica da organização de forma exemplar.

A mecanização, a transformação digital e a gestão integrada são demandas urgentes para o produtor rural.

 

Estrutura robusta para alavancar os resultados

Numa fazendo onde várias atividades administrativas e operacionais são conduzidas ao mesmo tempo, o gerenciamento tem que estar integrado por meio de uma estrutura robusta capaz de alavancar os resultados ainda mais.

E isso somente é possível graças à agilidade, facilidade de comunicação e interligação de setores proporcionadas por um software de gestão integrada como o CHBAGRO. Outro enorme benefício é que esse software foi totalmente elaborado para fazendas.

A operação unificada da empresa rural promove as condições e os recursos ideais para atuar com intercomunicação e maior qualidade em todo o fluxo de processos, proporcionando, assim, informações reais que serão extremamente úteis nas tomadas de decisão.

CHBAGRO

Cenário atual

O que se vê hoje em dia é o fato de muitas usinas de cana-de-açúcar, por exemplo, ainda estarem enfrentando um grande gargalo referente à ausência da gestão integrada.

Num negócio como este, há vários segmentos como produção agrícola, produção industrial fabril, logística de transporte, recursos humanos, controle financeiro, entre outros, certo?

Quando o gerenciamento de todo este processo não é feito por meio da utilização de sistemas integrados, o dia a dia se torna um verdadeiro quebra cabeça, no qual as peças nem sempre se encaixam.

Isso dificulta a velocidade e a confiabilidade na obtenção de informações precisas e a consequência é o atraso da tomada de decisão. Sem contar os sérios riscos de erros e a possibilidade de escolhas equivocadas.

Isso corre porque quando vários sistemas de diversos fornecedores diferentes são contratados, podem existir divergências ou falta de dados entre os softwares em função das respectivas estruturas de desenvolvimento e necessidades de inserções.

E isso provavelmente penaliza diretamente as operações de uma usina.

Sendo assim, não há dúvidas de que ter um sistema de gestão integrada especializado para o segmento do agronegócio é de extrema importância.

A informação passa a fluir entre os departamentos de maneira nativa, natural e orgânica e a fazenda ganha agilidade em todos os aspectos.

 

Mas, afinal, como funciona o CHBAGRO?

Trata-se de um software totalmente WEB, em nuvem e específico para fazendas.

Uma solução especializada na gestão do agronegócio que organiza, de forma rápida, os processos de uma ou mais fazendas do mesmo grupo com suporte especializado e atendimento ágil.

Faz toda gestão agrícola de forma integrada e envolvendo:

  • Plantio;

  • Senso varietal;

  • Custos agrícolas;

  • Controle de propriedades e talhões;

  • Controle de produção por ambiente;

  • Tratos culturais;

  • Operações agrícolas mecanizadas;

  • Gestão de Frota (custo de manutenção, combustível, lubrificação, acessórios, controle da vida dos veículos e serviços periódicos);

  • Contas a pagar e a receber;

  • Controle bancário;

  • Fluxo de caixa;

  • Rastreabilidade entre pagamentos e recebimentos;

  • Controle de grupos de despesas e receitas;

  • Orçamentos;

  • Controle de materiais com opção para alocação em vários almoxarifados;

  • Entre outros.

Baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil, ele conecta as áreas operacional e administrativa para um controle integrado eficiente.

Para exemplificar a gestão integrada, quando você lança uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona um insumo em seu estoque.

Na medida em que o operador agrícola aplica estes insumos em sua lavoura, o CHBAGRO realiza todos os cálculos necessários para informar quanto, de fato, custou cada fazenda e talhão.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

CONCLUSÃO

A necessidade de obter informações precisas para o controle da fazenda também fez surgir outras necessidades, como a utilização de uma gestão integrada que unifica todas as áreas da fazenda.

Com a gestão integrada, o produtor rural consegue verificar relatórios que englobam o cenário real da sua fazenda e, assim, saber o que deve ser feito para alavancar a produtividade e cortar custos.

Porém, integrar toda a gestão da fazenda não é tarefa fácil e por isso o uso de um software de gestão integrada voltado para fazendas pode ser um grande auxílio ao produtor, como o CHBAGRO.

Portanto, se você está conhecendo agora o CHBAGRO ou já o comparando com outras alternativas do mercado, fique certo de que já está frente a um software com recursos especializados para o agronegócio.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Regina Belletato
Regina Belletato
Sou jornalista pela PUC-SP e especialista em comunicação corporativa e marketing. Atuo com criação de conteúdo desde 2015 por meio de artigos sobre agronegócios, empreendedorismo, educação, recursos humanos e outros.
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.