Vazio sanitário e calendarização da semeadura da soja

Publicado em 05/08/2020

O vazio sanitário e a calendarização da semeadura da soja são estratégias para o manejo da ferrugem-asiática da soja.

Porém, essas medidas têm objetivos diferentes. O vazio sanitário deve ser realizado antes da implantação da lavoura, sendo iniciado no planejamento agrícola.

Dessa forma, compreender o vazio sanitário será extremamente relevante para elaborar o planejamento da semeadura da soja.

Entenda a importância do vazio sanitário e a calendarização da semeadura da soja!

Vazio Sanitário da Soja

Vazio Sanitário

O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias sem a cultura e plantas voluntárias de soja no campo. Pode variar de 60 a 90 dias, dependendo da região.

No Brasil, treze estados e o DF adotaram essa medida, estabelecida por meio de normativas. Além do Brasil, o Paraguai também estabeleceu o período de vazio sanitário.

O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e, assim, atrasar a ocorrência da doença na safra.

A ferrugem asiática da soja é a doença mais severa que atinge a leguminosa e a que demanda maior investimento dos produtores para combatê-la. Ela é favorecida por chuvas e umidade, podendo ocasionar grandes perdas na lavoura.

O vazio pode reduzir a aplicação de fungicidas, diminuindo o custo de produção da soja.

Semeaduras tardias de soja podem receber inóculo (esporos do fungo) já nos estádios vegetativos, exigindo a antecipação da aplicação de fungicida e demandando maior número de aplicações.

Quanto maior o número de aplicações, maior o custo, maior a exposição dos fungicidas e maior a chance de acelerar o processo de seleção de populações resistentes a esses fungicidas.

É importante ficar atento às datas do vazio sanitário em cada estado, já que cada um varia de acordo com a lei local.

A Embrapa disponibilizou uma tabela com todas as informações necessárias sobre a data do vazio sanitário de cada estado.

Se o produtor não realizar o vazio sanitário estará sujeito a multas aplicadas pelo Estado.

Períodos de Vazio Sanitário
Fonte: Embrapa

 

Importância da calendarização da semeadura da soja

As sementes que eventualmente caem no chão durante a colheita da soja não devem germinar, é necessário fazer o controle químico ou mecânico dessas plantas.

Normalmente o controle químico se faz necessário já que se faz o controle de outras plantas invasoras e também se preserva o sistema de plantio direto.

A calendarização da semeadura se torna uma aliada ao planejamento agrícola da soja, é o período que determina a semeadura da soja, importante para reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e reduzir a pressão de resistência dos fungos aos fungicidas.

A Embrapa também disponibilizou uma tabela com os períodos indicados para a semeadura de soja em alguns estados.

Períodos de Semeadura de Soja
Fonte: Embrapa

O planejamento da semeadura da soja não é uma tarefa fácil, o produtor precisa ter em mãos todas as atividades que precisam ser executadas para não perder a janela de semeadura que pode ser bem curta.

Além disso, todo o maquinário deve estar com a manutenção em dia para evitar qualquer problema relacionado a esse fator durante a semeadura.

O software CHBAGRO auxilia o produtor na gestão operacional da sua propriedade e fornece informações precisas para uma tomada de decisão assertiva, sendo um aliado na calendarização da semeadura da soja.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Manejo da Ferrugem Asiática

A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, sendo uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja.

O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução de produtividade.

O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura e das condições climáticas favoráveis a sua multiplicação.

Devido à facilidade de disseminação pelo vento, a doença ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de soja do Brasil.

A doença causa pequenas pontuações de coloração mais escura que o tecido foliar superior, na parte inferior da folha, surgem pequenas verrugas, chamadas de urédias, que é o local onde o fungo produz os seus esporos.

A coloração dessas urédias, em um estágio mais avançado, passa de castanho-claro para castanho-escuro e o tecido foliar nessa região fica castanho-claro.

Ferrugem Asiática

Monitoramento e Controle da Ferrugem

Como mencionado antes, o vazio sanitário e a calendarização da semeadura da soja são importantes estratégias para diminuir a incidência de ferrugem asiática na soja.

O produtor pode adotar outras medidas para um eficiente manejo da doença como:

  • Uso de variedades tolerantes quando possível;
  • Monitoramento da lavoura da soja e de focos da doença na região;
  • Utilização de cultivares de ciclo precoce – escape;
  • Manejo da soja na entressafra;
  • Eliminação de hospedeiros intermediários;
  • Controle químico preventivo ou quando as plantas apresentarem sintomas da doença.

O controle químico deve ser feito, preferencialmente, com mais de um grupo de fungicidas, para evitar uma possível resistência do fungo ao fungicida.

 

Conclusão

A ferrugem da soja é a principal doença dessa cultura e, para um manejo eficiente, é necessário adotar o vazio sanitário e a calendarização da semeadura.

Nesse texto, você viu como o vazio sanitário funciona e como ele pode auxiliar no manejo da ferrugem asiática.

O planejamento do vazio e a calendarização devem ser realizados em primeiro lugar para diminuir todos os riscos envolvidos no processo produtivo da soja.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

Fábio Barros
Fábio Barros
Sou Engenheiro Agrônomo pela UNESP (FCA-Botucatu).
Linkedin

Artigos Relacionados

VOLTAR

Ao clicar no botão “aceito”, o titular dos dados dará permissão para a captação e tratamento de seus dados para que o controlador dos dados os utilize de maneira a atingir suas pretensões pessoais, balizadas pela lei 13.709/18. Cumpre informar que ao clicar em “aceito” o titular dos dados concorda integralmente com a política de privacidade da empresa, disponível em: Política de Privacidade.